Procurar
Close this search box.

Mais formação profissional para Bengo, Cazenga e Talatona

formação

No âmbito do Programa de Revitalização, Expansão e Modernização dos Centros e Serviços de Emprego PREMCSE, e a New Congnito, subsidiária do Grupo Mitrelli foram selecionadas como parceiras estratégicas do MAPTSS para a implementação do projecto de novos Centros Integrados de Emprego e Formação Profissional em Angola, concretamente nas províncias de Bengo, Cazenga e Talatona.

Apoiar os angolanos na busca de oportunidades de emprego e de estágios profissionais, na informação e orientação profissional, na mobilidade profissional e geográfica e na análise ao mercado de emprego, é um dos grandes desígnios dos novos Centros Integrados de Emprego e Formação Profissional do Bengo, Cazenga e Talatona inaugurados no passado dia três do mês em andamento com o grande objectivo de salvaguardar o emprego que é considerado uma estratégia certeira de combate à pobreza e inclusão social pelo Estado angolano.

Por seu turno, a A New Cognito, como parceira estratégica do MAPTSS, foi convidada a apresentar uma proposta de trabalho como solução para este desafio, o que permitirá que todas as províncias possam beneficiar da transformação digital que está a ser promovida através do uso dos sistemas informáticos que trarão mais celeridade ao atendimento dos utentes. A reabilitação e apetrechamento dos centros com novos equipamentos e sistemas informáticos de gestão é um projecto do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social MAPTSS , no âmbito do Programa de Revitalização, Expansão e Modernização dos Centros e Serviços de Emprego PREMCSE.

De frisar que, para além poio ao nível da integração no mercado de trabalho, os centros oferecem também formação e capacitação e cursos profissionalizantes, como Costura, Informática, Electricidade, Contabilidade Informatizada, entre outros. Ao abrigo do PREMCSE está prevista a abertura de centros em 17 províncias angolanas, e o programa prevê ainda o fornecimento de novos veículos, com vista a garantir condições de mobilidade para a equipa dos centros nas visitas às empresas e outras acções específicas.

Os centros e serviços de emprego são actualmente desafiados a ter um papel mais integrado e agregador, com outras valências que congregam a promoção de assuntos relacionados com temática do emprego e da formação profissional de jurisdição, em articulação com o tecido económico e social. Funções que se referem não só aos aspectos relativos ao ajustamento entre a oferta e procura de emprego e a formação, como também, às intervenções preventivas voltadas para o amortecimento social de situações de desemprego.

A que destacar que , os Centros Integrados de Emprego e Formação Profissional são sobretudo procurados por jovens a partir dos 16 anos e adultos, tanto homens como mulheres, em particular, portadores de deficiência.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES