Procurar
Close this search box.

Marketing para a mudança de comportamento

mozambique

A mudança de comportamento não é imediata e não acontece de uma única vez, é um processo faseado. Antes de mais, é necessário conhecer o público-alvo, de forma a impulsionar qualquer que seja a mudança. De seguida, definir o objectivo antes de realizar uma campanha de marketing para a mudança de comportamento. 

Há questões que devem ser respondidas de antemão para garantir o sucesso da estratégia: Quem se quer encorajar para fazer a mudança? Que comportamento se pretende mudar? Que comportamento positivo se quer sobrepor ao comportamento que, para a marca, é negativo ou neutro? Quais são os obstáculos que impossibilitam a mudança de comportamento?

O detalhe não menos importante é o estudo do comportamento do consumidor. Ao conhecer o público e  as motivações,  a marca consegue estar a par das tendências do mercado e resolver os problemas da audiência. Para além disso, consegue ainda estreitar relações com o público, garantir a possibilidade de aumento das vendas, se diferenciar da concorrência, atrair e fidelizar clientes e estar pronta para mudanças.

É importante referir que hoje em dia não se pode falar de mudança de comportamento sem fazer menção ao marketing digital, que se assume como uma estratégia poderosa para alcance do público alvo. Para além de encontrar a audiência, é possível entregar a mensagem, encorajar o seu público a agir e ainda medir o sucesso através do marketing digital.

As campanhas de mudança de comportamento tendem a ser mais eficazes se considerarem a fase/o estado actual do público-alvo e, consequentemente, adaptarem as mensagens de acordo com o estado actual do público que se pretende alcançar.

Para qualquer campanha de mudança de comportamento é necessário identificar agentes de mudança para ajudar a espalhar a palavra, uma vez que estes podem ter mais influência do que outros canais.

A mudança de comportamento não é imediata e não acontece de uma única vez, é um processo faseado. É um trabalho difícil, mas com uma abordagem integrada e multiplataforma, os resultados podem ser bastante impressionantes.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES