Procurar
Close this search box.

MPDC leva “Invisíveis” à passarela do Mozambique Fashion Week

MFW

No dia 9 de Dezembro, pelas 20 horas, a MPDC apresentou o desfile “Os Invisíveis” no Mozambique Fashion Week. A colecção de moda de streetwear Os Invisíveis, é um conceito da MPDC, com roupas desenhadas por Vanda Pereira, designer de moda de formação, presente nas primeiras edições do MFW e que é uma profissional de comunicação dedicada no Porto de Maputo. A colecção está dividida em 4 linhas (“Os escondidos”, Os camuflados”, “Os techno” e “Os adaptados”), cada uma expressando um aspecto diferente das ruas.

Os modelos que apresentaram a colecção foram, na sua grande maioria, beneficiários do Kaya, um espaço de inclusão social recentemente inaugurado na Baixa da cidade e que resulta da parceria entre a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), a Plataforma Makobo e o Conselho Municipal de Maputo. Mais do que um refeitório social que distribui 100 refeições gratuitas por dia, de segunda a sábado, o Kaya propõe-se ser uma oportunidade, uma esperança de um futuro melhor para quem vive na rua e sobrevive da rua. Conta também com um balneário, casas-de-banho públicas e um cabeleireiro social e iniciará, nos próximos tempos, diversas actividades vocacionais através das quais estes beneficiários poderão ter uma chance de inclusão social.

A ideia para esta coleção foi inspirada nas pessoas que vivem à margem da sociedade – os “Invisíveis”. Tal como a colecção, o projecto Kaya visa dar visibilidade aos seus beneficiários e tem como objectivo, além da solidariedade, capacitar este grupo por forma a devolver-lhe a dignidade, e dar-lhes as ferramentas necessárias para a sua reinserção social. A venda das roupas apresentadas no desfile irá reverter a favor do Kaya sendo que o próximo passo, é o estabelecimento de uma marca própria, produzida pelos próprios “Invisíveis”, de modo a que esta se torne uma fonte sustentável de renda para projectos de apoio a famílias que se encontrem em situação de exclusão.

Adicionalmente, na edição do MFW deste ano, a MPDC promoveu também um “guarda-roupa” solidário para os beneficiários do Kaya. Os participantes na semana da moda foram convidados a doar uma peça de roupa masculina (crianças a partir dos 10 anos e adultos) que servirá para dar dignidade aos que passam pelo Kaya todos os dias.

Acompanha todos os artigos sobre o Mozambique Fashion Week

3 Lições de Marketing do Mozambique Fashion Week

Absa Bank e MFW vão até a outra dimensão na edição deste ano

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES