O lado mau das férias

opiniao

Não existe. A pausa para férias implica que o botão do trabalho seja definitivamente desligado. De nada vale se fizer um countdown exaustivo, se partilhar inúmeros mantras sobre a importância de se encontrar em paz e, posteriormente, não conseguir pensar quantos e-mails terá para ler assim que se sentar à secretária na segunda-feira, depois de 15 dias de descanso.

Como em qualquer coisa que façamos, o descanso é muito importante. Por mais que goste de rotinas de trabalho e de tarefas organizadas, a verdade é que sair desse ritmo durante um período de tempo fará com que a sua produtividade aumente e a noção de utilidade cresça.

No entanto, no momento pré-férias é importante que a comunicação interna e externa seja tomada em conta. Para os colegas, os follow-up necessários, os contactos de clientes e o focal point em cada um deles. Já externamente, as pessoas que responderão no seu lugar, o tipo de contacto que conseguirá fazer – se nenhum, se irá consultar o e-mail, se está totalmente incontactável – e um e-mail personalizado para cada cliente a explicar o ponto de situação até ao seu regresso.

Muitas vezes, a preparação destas comunicações vão dar-lhe um trabalho acrescido antes de partir de férias. Todavia, esse resumo será extremamente importante para os seus pares e crucial para os clientes, já que vão poder gerir melhor as suas próprias expectativas na sua ausência.

Espera-se que o regresso ao trabalho seja feito de cabeça limpa, barriga cheia e horas de sono repostas. Para que o primeiro dia não seja caótico com as dezenas de e-mails que tem para ler, acorde mais cedo no dia de regresso e reserve cerca de uma hora para conseguir que a sua caixa de entrada se habitue ao funcionamento. Para os mais ansiosos, há sempre a tarde de domingo para ler os e-mails e pôr-se a par de tudo.

Escrevo isto no avião para casa depois de mais de 20 horas em trânsito. Não estou a pensar na quantidade de e-mails que vou ter que ler na próxima segunda-feira, estou antes a pensar como é que vou aproveitar estas últimas horas de sol.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES