Procurar
Close this search box.

Quando uma equipa ideal não chega

opinião

Ter um ambiente de trabalho saudável é crucial para o sucesso das tarefas laborais. Além da óbvia educação e respeito por todos os colegas é muito importante que as ligações entre departamentos e entre colegas seja não só honesta como também positiva.

A tarefa de montar uma equipa coesa, proactiva e motivada é um desafio constante. Afinal, somos todos humanos com personaldades diferentes e as equipas de trabalho são cada vez mais heterogéneas até porque os cargos e as funções são cada vez mais versáteis.

Numa equipa há espaço para a diversidade: há sempre um colega mais energético, um mais proactivo, um mais sossegado, um mais preguiçoso e até um mais barulhento. De um modo ou de outro, há sempre uma comunicação que faz com que todos esses elementos funcionem.

Há dezenas de exemplos em que essa harmonia nem sempre acontece. Há empresas em que o ambiente não fui entre os diferentes departamentos. Há, inclusive, pessoas que optam por manter uma postura meramente laboral no seu local de trabalho com o argumento de que as relações afectivas poderão influenciar no seu desempenho. Válido. São opções.

Mas a verdade é que um ambiente descontraído com as funções bem definidas ajuda a que o trabalho seja uma mistura de prazer e responsabilidade. E sim, uma equipa saudável e interligada é meio caminho andado para que um colaborador queira fazer parte de uma empresa. E faz parte da responsabilidade do empregador preocupar-se com esse ambiente e estimular esse ambiente com actividades de teambuilding e com momentos de comunicação interna.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES