A gigante rede social chinesa tem reforçado o seu posicionamento em apoiar iniciativas desportivas e foi uma das patrocinadoras oficiais da CAN, o Campeonato Africano das Nações. Esta relação surge no seguimento da parceria que o TikTok criou com a Conferação Africana de Futebol (CAF), o órgão regulador do futebol na África.
Além da edição que está a decorrer nos Camarões e que terminará amanhã (numa final entre o Egipto e o Senegal), o contracto anual entre o TikTok e a CAF envolve também o Campeonato das Nações Africanas Feminina que será em Marrocos.
Na prática, como é que este patrocínio funcionou? O TikTok forneceu conteúdo pré e pós-jogo, além de destaques dos torneios, bem como desafios relacionados ao futebol e a hipótese de os fãs interagirem com os seus jogadores favoritos. Além disso, a rede social criou uma hub especial para torneios e recursos e filtros exclusivos.
“Para nós, não se trata apenas de ser uma federação de futebol, mas de continuar a ser o maior produtor de entretenimento de futebol de África, oferecendo aos fãs de todos os lugares experiências de futebol de classe mundial ao longo do ano.”, comenta Veron Mosengo-Omba, secretário-geral da CAF.
Por seu turno, Boniswa Sidwaba, Director de Operações de conteúdo do TikTok para África, acrescentou: “Como um continente orgulhosamente multicultural, destacamo-nos com criatividade e talento. Vemos muito potencial pronto a ser aproveitado e queremos divulgar essa imaginação do futebol na nossa plataforma’.
Este acordo segue um patrocínio na área igualmente importante: o Euro 2020 (que aconteceu em 2021 mas manteve a data de quando deveria ter acontecido).
Actualmente, a conta oficial do CAF TikTok tem mais de 1,6 milhão de seguidores.