Cerca de 300 raparigas foram formadas em programação básica através do Programa Code Like a Girl promovido pela Vodacom Moçambique.
Para o presente programa de formação, foram seleccionadas cerca de 40 raparigas em cada escola, tendo iniciado o programa sem saberem utilizar um computador, contudo, após uma formação intensiva, puderam criar um website básica utilizando HTML, CSS e JavaScript. No total, foram formadas 337 raparigas no sul e centro do país.
Para o sucesso desta iniciativa, a Vodacom Moçambique, contou com o envolvimento de algumas comunidades entendidas na matéria como são os casos da MozDevz, Maputo Frontenders e WansaTI Lab, que mobilizaram mais de vinte voluntários que foram a todas as escolas onde o projecto foi realizado.
No entanto, o Programa Code Like a Girl já formou mais de 717 raparigas a nível nacional. Este programa, destina-se a raparigas entre os 14 e os 18 anos e visa desenvolver um conjunto de competências em programação, bem como expô-las a carreiras em Ciência, Tecnologia, Engenharia, e Matemática.
De acordo com a Directora de Recursos Humanos da Vodacom Moçambique, Kátia Meggy
“O objectivo de assegurar maior cobertura e oferecer às jovens moçambicanas fora de Maputo as oportunidades de desenvolvimento que proporcionamos através deste programa. Observamos das raparigas formadas que existe muita capacidade de assimilação, e compreendemos que é a coisa certa a fazer se quisermos acelerar a integração das mulheres em campos de STEM”.
Kátia Meggy, Directora de Recursos Humanos da Vodacom Moçambique


