Procurar
Close this search box.

Xicalamidade: A fonte de renda de muitas mulheres na capital moçambicana

xicamalidade

Xicalamidade é a designação que se dá a roupas usadas de fardo em Moçambique, para quem busca por peças únicas e por vezes de marcas conceituadas mundialmente tem recorrido a xicalamidade. A cada dia que passa várias lojas na capital moçambicana e nas demais províncias tem verificado uma queda nas suas vendas, porque a maior parte dos compradores recorrem a peças únicas da Xicalamidade.

A equipa do Marcas Por Escrever visitou o mercado Xiphamanine, ou Xipha, como alguns preferem chamar, onde conversou com diversas mulheres que tem visto na Xicalamidade uma fonte de renda que serve para a sua sobrevivência. Em conversa com uma de nossas entrevistadas, esta clarificou-nos que “Xiphamanine não é um simples mercado, mas é de onde sai o sustento que está a formar os futuros doutores do nosso país, e vender aqui neste mercado para além de desafiador é preciso saber conquistar e atrir a clientela”.

Quem são as mulheres que vendem Xicalamidade no Xiphamanine?

Mulheres oriundas de todos os cantos da periferia da capital, jovens, mulheres ou idosas têm visto neste mercado e principalmente na venda de roupas de fardo uma forma de serem empoderadas e contribuirem de forma positiva para a contrução da sociedade moçambicana.

Para Elsa João, vendedora de roupas de fardo no mercado Xiphamanine, contou-nos a sua experiência

Ser vendedora é mostrar também que como mulher é possível construir sonhos através da venda informal. Tenho sustentado 4 filhos com base neste negócio. Enfrentamos desafios diários, por vezes a falta de compradores por ter muita concorrência, mas também há dias bons em que conseguimos vender uma boa quantidade de peças. É gratificante para mim porque os meus filhos tem sempre o melhor

Elsa João, vendedora informal.

De salientar que passam nesse mercado várias pessoas por dia, pessoas estas, de diferentes status social que tem procurado por exclusividade nas peças na Xicalamidade, para além de serem peças únicas são peças resistentes e de um baixo custo.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES