Procurar
Close this search box.

Matabicho #17 – Eventos afrocentrados

Conferência Wimbiz no Hotel Eko © desconhecido
Conferência Wimbiz no Hotel Eko © desconhecido

A necessidade de se organizarem cada vez mais eventos por e dedicados aos afrodescendentes em Portugal é de extrema importância para promover a inclusão, a valorização da cultura afrodescendente e combater o racismo estrutural ainda presente na sociedade. É exatamente sobre isso que se falou neste novo episódio do Matabicho.

Neusa Sousa, empreendedora e fundadora da plataforma CBA, que está prestes a organizar a sétima edição do seu encontro anual focado no empreendedorismo e empoderamento feminino, e Rahiz, artista e mentor, por trás da organização da primeira conferência afrocentrada em Lisboa, são os convidados especiais deste episódio.

Em conversa com a jornalista Marisa Rodrigues, Neusa e Rahiz falaram sobre a abordagem com possíveis investidores e patrocinadores, com passar das “conversas de bar para o escritório”, e sobretudo como reconhecem que estes eventos proporcionam um espaço de visibilidade e representatividade para a comunidade afrodescendente, permitindo que as suas vozes sejam ouvidas e as suas histórias sejam partilhadas. Ao celebrar a cultura, a música, a dança, História, conhecimento e arte, estas iniciativas contribuem para o enriquecimento da diversidade cultural do país.

De ressaltar que, a organização de eventos dedicados aos afrodescendentes cria oportunidades para o fortalecimento de laços comunitários, promovendo o engajamento e a participação ativa da comunidade. Essas iniciativas podem impulsionar o empreendedorismo afrodescendente, valorizando talentos e contribuindo para a criação de uma economia mais inclusiva.

Ao proporcionar espaços de reflexão e debate sobre questões como identidade, discriminação e igualdade racial, esses eventos também desempenham um papel educativo e conscientizador. Eles permitem que sejam discutidos os desafios enfrentados pela comunidade afrodescendente, incentivando ações e políticas que visem à igualdade de oportunidades e ao combate ao racismo.

A conversa está disponível na íntegra no player abaixo ou através da tua plataforma de podcast preferida.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES