PUB
Pretitude

Matabicho #3 – Pretitude

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O terceiro episódio do Matabicho leva o nome Pretitude. Palavra feminina que define qualidade ou condição do que é preto porque, através de temas como psicologia na comunidade afrodescendente e aquisição de bonecas negras, falámos do que é ser e pertencer num espaço e tempo que nem sempre o permite plenamente.

A 27 de agosto, o Brasil celebrou o Dia do Psicólogo e a plataforma Mundo Negro decidiu falar sobre a efeméride, colocando o foco na inclusão das questões raciais no cuidado mental da população negra.

Aproveitou-se o gancho para abordar o tema na perspetiva de quem já procurou ou sentiu necessidade de procurar ajuda profissional. Vanessa Sanches, Maria Barbosa e Marisa Rodrigues falaram de autoestima, empatia, segurança e identidade.

A conversa acabou na homenagem da Mattel a Madam CJ Walker, a primeira mulher negra certificada milionária nos Estados Unidos da América, com uma boneca Barbie à sua imagem.

A empreendedora, política e ativista social, desenvolveu uma marca de produtos de cosmética para mulheres negras e ficou também conhecida também por fazer doações a várias organizações negras, como a NAACP.

A nova Barbie foi desenvolvida com a ajuda de uma tetraneta de Madam CJ Walker e segue a linha de outras homenagens da Mattel a outras mulheres negras que fizeram a diferença, como a jornalista e ativista Ida B Wells, a escritora Maya Angelou e a ativista Rosa Parks.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB