O quarto episódio do Matabicho leva o nome (In)Justiça e surge na sequência das manifestações a propósito da morte de Danijoy e da forma como o sistema e a justiça portugueses olham para a comunidade afrodescendente.
Há ou não racismo, ainda que subjectivo, por parte das entidades competentes? Racismo é crime, mas como se prova? Aquando de uma abordagem e/ou detenção, quais os nossos direitos e deveres? Marisa Rodrigues, Vanessa Sanches, Joel e Aussy falaram de leis no geral, da necessidade de legislar efectivamente o crime de discriminação racial e da importância da denúncia, mesmo em casos que possam parecer insignificantes.
A conversa terminou com um breve olhar sobre o caso de Danijoy e sobre a forma como os estabelecimentos prisionais devem garantir condições aos reclusos, levantando a importância do trabalho de reinserção.
Recorde-se que Danijoy morreu no Estabelecimento Prisional de Lisboa a 15 de setembro de 2021. À data dos factos, a autópsia alegou tratar-se de morte por causas naturais. A família não corrobora essa tese, afirmando que a vítima foi assassinada. Entidades competentes revelam que todos os procedimentos relacionados com o caso foram tomados de forma correta.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.