PUB
Mbye Ebrima | DR
Mbye Ebrima | DR

Mbye Ebrima leva “Musolu”ao B.Leza

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Mbye Ebrima, korista, compositor, cantor e contador de histórias, natural da Gâmbia a viver em Portugal, vai apresentar o seu novo single esta quinta-feira. “Musolu” vai chegar assim ao B.Leza, um dos espaços africanos mais emblemáticos de Lisboa.

A música vai fazer parte do primeiro álbum de originais do artista musical, Tungaranke, com data prevista de lançamento para setembro de 2022.

“Musolu” fala sobre empoderamento feminino, do poder, coragem, responsabilidade e importância das mulheres na sociedade, cuja valorização ainda está aquém do expectável. “O que és hoje deve-lo a uma mulher que deu a vida por ti, e isso é de valor e merece respeito. E por isso a mulher merece mais e melhor”, diz Mbye.

No dia 9 de junho, depois da apresentação do seu single, a noite continua com um DJ set de Celeste Mariposa, que vai assumir os comandos da pista de dança com os ritmos fervilhantes de África.

Mbye Ebrima nasceu na Gâmbia, numa família jéli, tocadores de kora e reputados conhecedores e divulgadores da história mandinga-kaabunké há muitas gerações.

A sua entrada na Europa deu-se com uma tour por três países (Alemanha, Áustria e Suíça) e 47 cidades com a Mother Africa Circus Company. Em 2015, mudou-se para Portugal, onde ainda hoje reside e trabalha como músico. Na sua carreira musical Ebrima tem tocado nos mais diversos palcos, festivais e espetáculos, como Coliseu do Porto; ZIFF Festival, Tanzânia; VII Noia Harp Fest, Galiza; Festival Iminente, Lisboa; World in Harmony, etc) e tem colaborado com diferentes músicos como Selma Uamusse, Moullinex, Remna, Eneida Marta, Kimi Djabaté, Marta Miranda, entre outros.

Em 2019, criou o primeiro Festival de Kora em Portugal, na Fábrica Braço de Prata, com emissão na RTP Internacional, RTP África e RTP 2.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB