Procurar
Close this search box.

Mélio Tinga, lança obra literária “Névoa na Sala”, no Centro Cultural Franco Moçambicano

Melio Tinga

Mélio Tinga, escritor moçambicano, vai lançar a sua mais recente obra literária, intitulada Névoa na Sala, no próximo dia 15 de maio. O evento terá lugar no Centro Cultural Franco Moçambicano, na capital do país.

O livro, que faz uma reflexão profunda sobre os efeitos dos traumas emocionais, da guerra e da depressão, surge da inquietude do autor em relação aos problemas psicológicos que afetam indivíduos, especialmente após experiências traumáticas como guerras. Tinga, que já demonstrou a sua habilidade literária em obras anteriores como Marizza e O Voo dos Fantasmas, procura nesta narrativa criar um espelho para a alma humana, explorando os desafios enfrentados por pessoas que vivem entre o caos da guerra e as suas consequências. “O que me motivou a escrever o livro Névoa na Sala foi a minha grande inquietação em relação ao que acontece a nível interior, durante e depois da guerra, para quem nela participa e para quem é uma simples vítima, apanhada na contra-mão”, diz Tinga. “Este romance é um bom início para quem quer refletir ou estudar acerca destes dois assuntos, mas também compreender como é que a guerra tem estado a destruir-nos por dentro.”

A obra é composta por três vozes narrativas distintas: um homem envolvido involuntariamente numa guerra, uma mulher que luta contra os fantasmas do passado num hospital de tratamento de traumas e um ex-militar com uma visão distorcida da realidade. Este estilo narrativo, marcado por diferentes perspetivas, foi um dos maiores desafios para o autor durante o processo de escrita. “Sinto-me muito feliz em contribuir com esta obra que, além de uma preocupação estética, também carrega uma mensagem social importante”, destaca Tinga. “Névoa na Sala é um romance experimental que rema contra a maré e gravita entre os traumas da guerra, a força do amor e da depressão.”

Mélio Tinga, nascido e residente em Maputo, já teve várias obras publicadas e recebeu reconhecimento em diferentes prémios literários, como o Prémio Literário INCM/ Eugénio Lisboa e o Prémio 10 de Novembro. Além de escritor, Tinga é também designer de comunicação e editor-chefe da DEZAINE, uma marca de produção e distribuição de conteúdos para profissionais do setor criativo.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES