Martina Big, modelo alemã de 29 anos, diz que nunca se sentiu bem na sua pele branca e que gosta das curvas da mulher negra e afirma que as terá. Depois de várias intervenções estéticas, Martina começou finalmente a mudar a sua aparência física e auto-proclamou-se negra.
O caso caricato foi exposto no programa matinal inglês “The Morning”, onde Martina revelou que ainda vai recorrer a uma cirurgia para “alargar o nariz”. A transformação estética começou em 2012 e parece que não vai terminar tão cedo. “Eu gosto das curvas da mulher negra e quero tê-las passo a passo”, declarou a modelo.
“I want to be black, I’m black ???? Please let me be.” – White Woman turned black, #MartinaBig
Uma publicação partilhada por NigerianWomenDiary (@nigerianwomendiary) a
Apesar de pouco se saber sobre as consequências que esta acção pode ter a nível da sua saúde (os tratamentos são feitos à base de injecções de bronzeamento), Martina indica que o seu corpo está a reagir bem: “Parece seguro e não tive efeitos colaterais”.
Mas espantem-se, a transformação não será apenas física: Martina quer viajar para o continente africano em Janeiro para conhecer “todas essas culturas”.
Claro que as críticas já se fizeram sentir. A “Race Equality Foundation“ (Fundação pela Igualdade Racial, em tradução livre) lamentou o episódio e disse que a modelo não faz ideia dos desafios raciais. “A sua história tira o foco do que os negros sofrem de verdade actualmente”, disse uma porta-voz ao jornal The Sun.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.