A Moransa di Kultura, anuncia a realização da Mostra de Arte e Cultura da Guiné-Bissau, a ter lugar de 1 a 31 de maio em Bissau, com a direção de Miguel de Barros e a curadoria de Nú Barreto, Zaida Pereira e António Spencer Embaló. O certame vai envolver todos os centros culturais da capital, bem como algumas praças e jardins.
De acordo com o comunicado de imprensa enviado à redação da BANTUMEN, a Mostra de Arte e Cultura da Guiné-Bissau é um “evento inédito no país e visa estabelecer passos e formas para o processo de elaboração do pensamento crítico, criativo e prepositivo sobre o estado da Cultura, capaz de influenciar a produção de políticas e instituições culturais profissionalizadas e engajadas enquanto meio e instrumento orientador da promoção, valorização e desenvolvimento cultural, numa perspetiva que contribua para a transformação do potencial existente e sua apropriação pelos atores públicos, privados, pela sociedade civil, financiadores e por todos os stakeholders do setor da cultura”.
Conferências, lançamento de livros, palestras, exposições de fotografias, filmes, atuações musicais, entre outras atividades, vão animar todo o mês de maio na cidade de Bissau.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.