Procurar
Close this search box.

Morreu Manu Dibango, vítima de coronavírus

Manu Dibango
Manu Dibango

A família de Manu Dibango revelou que o cantor e saxofonista faleceu esta terça-feira, 24 de março, vítima do Covid-19.

“Queridos pais, queridos amigos, queridos fãs, uma voz se eleva ao longe … É com profunda tristeza que anunciamos a morte de Manu Dibango, nosso ‘Papy Groove’, que ocorreu neste 24 de março de 2020, com a idade de 86 anos e vítima do Covid-19“.

O autor de ‘Soul Makossa’ (1972) morreu às primeiras horas da manhã, num hospital da região de Paris, em França, avançou a sua equipa à agência noticiosa AFP.

O artista camaronês ainda gozava das suas plenas forças, o ano passado esteve em digressão para assinalar os 60 anos da sua carreira, com Safari Symphonique”, que misturava jazz e música clássica. Manu Dibango era um gigante pelo seu talento, mas também pela sua bondade e por ser um comunicador entusiasta.

A 18 de março, a contaminação do artista foi anunciada na sua página no Facebook.

“O funeral será realizado na intimidade familiar e um tributo à sua carreira será feito o mais breve possível”, disse a família no seu comunicado divulgado no Facebook.

Considerado uma lenda da música africana e um embaixador do afro jazz, Emmanuel N’Djoké Dibango nasceu em dezembro de 1933 em Douala, nos Camarões, e mudou-se para Marselha, no sul de França, aos 17 anos.

Além de dezenas de álbuns, Manu Dibango colaborou com músicos como Fela Kuti, Herbie Hancock e Bill Laswell, entre muitos outros.

O seu maior êxito surgiu em 1972 com ‘Soul Makossa’, incluído no álbum do mesmo nome (‘makossa’ significa, na língua do seu país, duala, “dança”).

Em 2009, o músico apresentou uma queixa contra Michael Jackson, que acusou de usar parte daquela canção (“Mama-say, mama-sa, ma-ma-ko-ssa”) sem permissão, nas canções “Don’t Stop the Music” e “Wanna Be Startin’ Somethin’”. O caso terá sido resolvido fora de tribubal.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES