Procurar
Close this search box.

Mr. Marley, as origens rastafari e a ambição de uma estrela em ascensão

“Who Am I” é um documentário completamente íntimo em que Mr. Marley abriu o livro da sua história para mostrar ao mundo as suas reais origens, seu percurso artístico e muitos outros episódios que contribuíram diretamente na sua construção como uma figura dentro e fora do mundo da música.

O documentário é forte por carregar uma série de registos pessoais da família e da vida de Marley do Rosário, como é o caso da reportagem da SIC realizada há mais de 15 anos, onde seu pai, o falecido cantor de reggae, Jahlu, explicava tudo sobre a matriz do grupo familiar One Love Family.

Segundo Marley, “Who Am I” surgiu da vontade de mostrar um pouco mais de si. Sabendo que apesar da sua popularidade na lusofonia, o cantor disse que uma das motivações foi o facto de poder levar o seu processo aos que não conhecem a sua história e assumiu que não pensa em rentabilizar com o projeto que recentemente lançou.

“Muita gente não conhece a minha história então resolvi mostrar e contar um pouco do percurso até aqui. Não estou a pensar na rentabilidade do projecto. Apesar de ser novo, faço agora em 2022, 25 anos de palco e carreira. Por isso achei q era altura de contar um pouco da história. Quiçá mais para a frente faço outro com o resto da caminhada”, explicou Marley.

Ao assistir o documentário, nota-se que a estrutura de apresentação foi dividida por 4 partes em que, segundo o artista começa desde o seu início com a sua família, passando pelo projeto Supa Squad, sua caminhada enquanto produtor e a colaborador com outros artistas, até chegar aos tempos de hoje, a sua nova fase, com foco no projeto a solo.

Ao relembrar sobre como os momentos antigos foram captados, o artista disse que para recolher as imagens foi um processo simples pelo facto de muitas destas imagens estarem disponíveis no Youtube e por outra, o sentimento agradável e de nostalgia ao rever as captações ainda emerge dentro de si.

A notória influencia de seu pai na sua música é real e consegue-se sentir isso perfeitamente pela forte presença do reggae, por outro lado, a sua mãe intervém espiritualmente no seu processo de construção da sua música.

“A minha mãe influencia-me mais no espírito, que depois se transforma em música. Ajuda-me a manter o espirito limpo e eu tento transpor isso para a minha música”, explicou.

O facto de Marley confessou que o facto de ter crescido em meio rural ou mais ligado à natureza ajudou-o imenso na sua escrita enquanto músico.

“[Influenciou] principalmente na escrita, não tanto na sonoridade. É inevitável quando escrevo não ter no subconsciente toda a minha educação e fundação”, salientou.

O documentário conta com a aparição de nomes artísticos próximos a Marley que trabalham e já trabalharam frequentemente com o artista diretamente, como é o caso do produtor Elji Beatzkilla, Ricky Man, Zacky Man e outros.

A equipa de técnicos que estiveram envolvidos com o “Who Am I” é vasta e conta com nomes de Robson Rodrigues e André Hilário nas câmeras, música a cargo de Mr. Marley e Artlist.IO. O documentário tem o selo da Ordinary Production e é um filme de Rome Michael que também esteve na direção corporativa e de fotografia, storyboard e outras áreas.

A banda sonora do documentário é constituída por instrumentais extraídos do seu recente Beatz by Marley, Vol. 1, e outras músicas de autoria de Marley. Para complementar ao seu “Who Am I”, o artista lançou o single “Saudades”, onde traz a tona a mensagem de reviver os seus momentos de infância e de felicidade próximo da aura natural ao lado de sua família.

O reggae com influência de outros estilos como o kompa, tem a produção de Mr. Marley com a colaboração de Elji Beatzkilla, um mast de Mr. Villas e uns acordes da guitarra de Dodas Spencer.

Recentemente, o artista lançou a sua beat tape denominada Beatz by Marley, Vol. 1, que conta com instrumentais inspirados na sonoridade de países africanos como Marrocos, Ruanda, Malawi, Somália, Angola Cabo Verde, Togo, Etiópia, Zâmbia e da zona do Sahara.

Para este ano, Mr. Marley contou-nos que vai aparecer com mais novidades e que os Supa Squad estão a preparar um lançamento duplo com dois artistas do panorama atual português.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES