PUB
Carlos Lopes | DR
Carlos Lopes | DR

“Mudança Estrutural Em África”, repensar o continente com Carlos Lopes e George Kararach

Mudança Estrutural em ÁfricaPercepções Deturpadas, Novas Narrativas E Desenvolvimento No Século XXI é uma edição Tinta China, da autoria de Carlos Lopes e George Kararach para aprofundar o conhecimento sobre o continente e apresentar soluções prementes com base na praticidade e em factos.

Carlos Lopes e George Kararach são dois dos maiores especialistas internacionais em desenvolvimento estratégico no continente africano que têm criado reflexão sobre o desenvolvimento africano que continua a ser menorizado em relação à perspetiva ocidental, numa lógica de desempenho económico subestimado e a percepção de um continente propenso a conflitos.

As políticas que foram impostas aos países africanos a partir de fora, sem ter em conta contextos específicos, pouco fizeram pela sua transformação.

A partir de fontes diversas, esta obra aprofunda o conhecimento sobre África e apresenta soluções práticas baseadas em factos para um desenvolvimento bem-sucedido e sustentado num continente complexo e dinâmico. Alargando o debate político e propondo uma visão alternativa dos elementos-chave para o pleno alcance das oportunidades de transformação socioeconómica africana, os autores deslocam o debate do campo da retórica para o da realidade.

Um continente constantemente maltratado por aqueles que se consideram ou são legitimados por outros como especialistas da sua história, política ou desempenho merece um tratamento mais justo é o que este livro procura fazer.

O livro, com a tradução de Myriam Zaluar, está em pré-venda até ao dia 18 de agosto em diferentes livrarias online. A partir dessa data, a obra chegará às livrarias físicas.

Carlos Lopes (Guiné-Bissau, 1960) é professor na Mandela School of Public Governance da Universidade de Cape Town e professor convidado na Sciences Po, em Paris. Desempenhou vários cargos de elevada responsabilidade nas Nações Unidas, incluindo a liderança da Comissão Económica para a África (2012‑2016). Ocupou igualmente funções importantes na União Africana, tendo integrado o seu grupo de reforma e sido seu Alto Representante. Amplamente publicado e premiado, é membro associado da Chatham House, investigador convidado da Oxford Martin School da Universidade de Oxford e membro do Comité de Políticas de Desenvolvimento das Nações Unidas. Integra várias Comissões Globais e Conselhos de Administração, presidindo neste momento a Fundação Africana do Clima. Com extensa obra publicada, encontram‑se traduzidos na Tinta‑da‑china os volumes África em Transformação: Desenvolvimento económico na era da dúvida (2020) e Mudança Estrutural em África (2022, co-autoria com George Kararach).

George Kararach, doutorado em Economia pela Universidade de Leeds, é economista sénior do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento; professor não residente do Payne Institute; e, até recentemente, economista sénior da Comissão Económica para a África. Tem um assinalável currículo em análise política, economia do desenvolvimento e planeamento estratégico, além de larga experiência em angariação de doadores das Nações Unidas e respectivo sistema, assim como em actividades operacionais de outras agências, como a African Capacity Building Foundation e o Banco Africano de Desenvolvimento. Foi professor de Economia em várias universidades do Reino Unido. Entre os seus mais recentes livros, destacam‑se Rethinking Development Challenges for Public Policy: Insights from Contemporary AfricaDevelopment Policy in Africa: Mastering the Future?Development in Africa: Refocusing the Lens after the Millennium Development Goals e Economic Management under Hyperinflationary Environment: The Political Economy of Zimbabwe, 1980–2008.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB