Mynda Guevara vai subir ao palco do Village Underground Lisboa, já no dia 15 de abril.
Depois do primeiro lançamento do ano, “Atxim”, em janeiro, a rapper e atriz vai agora apresentar-se num dos palcos de passagem obrigatória do cenário urbano lisboeta, para cantar ao vivo as suas últimas músicas e não só.
Vinda do bairro da Cova da Moura, Mynda Guevara carrega no nome e na atitude uma sede de revolução que está intimamente ligada ao papel ainda muito minimizado das mulheres no Rap.
O seu Rap, em crioulo, como forma de expressão verdadeira e emancipatória, tem vindo a conquistar uma posição de respeito, por força de uma lírica em reflexo do seu papel enquanto mulher, afrodescendente e rapper no seio de uma sociedade estratificada.
A primeira música escrita por Mynda intitula-se “Mudjer na Rap” – lançada em 2014, num Lp produzido por Charlie Beats.
Em 2019 participou no filme de Raquel Freire, “Mulheres do Meu País”, onde interpreta Maria Cobra, a personagem principal, uma jovem rapper que vive no coração de Lisboa, num bairro afetado pela gentrificação. O filme fala da luta e perseverança de quem está à procura da luz no ao fim do túnel, apesar de todos os obstáculos.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.