Procurar
Close this search box.

Nayola em competição no Festival de Annecy

Nayola | DR
Nayola | DR

O filme de animação Nayola vai fazer parte do Annecy Festival, um dos mais importantes eventos internacionais dentro da área da animação, a acontecer em França de 13 a 18 de junho. A película portuguesa com um argumento à volta da guerra civil angolana concorre na categoria Longa-Metragem.

O anúncio foi feito na conta oficial da Praça Filmes no Instagram, onde a produtora mostrou satisfação por conseguir levar o filme àquele festival internacional. “É com enorme orgulho que anunciamos que Nayola faz parte da seleção oficial de longas-metragens do Festival de Animação de Annecy 2022! Não podíamos estar mais felizes por estrear num evento tão importante no mundo da animação. Muitos parabéns à nossa equipa incrível”, escreveram.

Nayola conta a história de três gerações de mulheres,  Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Luana (a neta), atormentadas pela guerra civil em Angola.

Na sinopse lemos que “a imaginação de uma órfã reinventa a mãe como heroína nas folhas de um diário onde despontam, encadeiam e se desfazem memórias e máscaras, utopias e crueldades, realidade e magia. Um amor suspenso, uma busca temerária num cenário bélico, um remorso dilacerante, uma viagem iniciática. No final, um reencontro trágico em tempo de paz, num país em metamorfose, grávido de esperança”. O filme culmina com um reencontro trágico em tempo de paz, num país em metamorfose, grávido de esperança.

Nayola conta com as vozes Elisângela Kadina Rita (Nayola), Feliciana Délcia Guia “Medusa” (Yara), Vitória Adelino Dias Soares (Lelena), Catarina André (Mulher Soldado) e Marinela Furtado Veloso (Mascarado).

A história é da autoria de Virgílio Almeida, com base no texto A Caixa Preta, de autoria conjunta para teatro de Mia Couto e José Eduardo Agualusa.

Dirigido por José Miguel Ribeiro, um dos mais premiados diretores portugueses, o filme é uma realização de Jorge António, co-produzido pela Praça Filmes, SOIL Productions, JPL Films, Il Luster Films e Luna, entre Holanda, França e Bélgica.

Esta é a segunda vez que Nayola apresenta-se no Festival de animação de Annecy, visto que em 2021 integrou a categoria Work In Progress.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES