Finalmente Neemias pisou uma quadra na NBA. Embora a sua equipa, os Sacramento Kings, tenha perdido o jogo contra os Grizzles, o primeiro basquetebolista português na NBA assinou a sua estreia com quatro ressaltos, um desarme e uma assistência.
Neemias entrou em campo quando faltava um minuto para o final do segundo período. Em substituição de Chimezie Metu, o jogador marcou presença ao bloquear o lançamento de Kyle Anderson por duas vezes consecutivas, estabilizando o resultado a favor dos Memphis até ao final do segundo período, por 58-56.
O jogo entre os Kings e os Memphis terminou 105-124, a favor da equipa do Tennessee. Durante os seus 8 minutos de jogo, Neemias não pontuou com arremessos, mas obteve quatro ressaltos, um desarme e uma assistência.
Na conferência de imprensa, Neemias proferiu algumas palavras que refletiam o seu sentimento de ter feito história e ter alcançado a NBA. “É uma grande conquista poder entrar no chão e conseguir algumas repetições e poder jogar”, disse Queta. “Faz muito tempo. Sonho com esse dia desde que comecei a jogar basquete e estou muito feliz que tenha acontecido hoje”, disse.
“Que horas são agora? É bem tarde lá. É especial que [os portugueses] estejam acordados só para me ver jogar. Quero agradecer-lhes por estarem acordados e estarem ao meu lado em cada oportunidade que tenho”, acrescentou Queta.
Sobre a sua prestação a serviço dos Kings, o treinador da equipa, Doug Christie ficou satisfeito com a sua performance e exaltou a visão do líder dos Kings, Monte McNair e de Wes Wilcox por colocarem os olhos em Neemias.
“Sou um grande fã”. Tenho feito isso desde que vi o Neemias no campo de treinamento. Acho que Monte e Wes e todos fizeram um ótimo trabalho com ele. Acho que Neemy pode ser um jogador muito, muito bom”, disse Doug.
Além do seu treinador, o seu colega de equipa, Tyrese Haliburton também mostrou-se emocionado ao ver Queta a “fazer bonito” no dia que estreou-se como jogador da NBA.
“Estou animado por ele. Conversámos sobre isso antes do jogo, o quanto isso significava para ele, o fato de que ele teve a oportunidade de fazer história esta noite, e é algo que não podes recuar no tempo. Ele é uma lenda para o seu país e é muito bom que isso tenha acontecido com ele”, disse Tyrese.
O próximo jogo dos Sacramento Kings está marcado para dia 20 de dezembro contra os Spurs e espera-se que Neemias entre também para quadra do Golden 1 Center.
Bruno Dinis
Carrego a cultura kimbundu nas minhas veias. Angolanidade está presente a cada palavra proferida por mim. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, por tanto, não seja recluso da ignorância.