Procurar
Close this search box.

Neemias Queta eleito no draft da NBA pelos Sacramento Kings

Neemias Queta
Foto de Joe Murphy/NBAE via Getty Images

Fez-se história: Neemias Queta é o primeiro jogador português de origem guineense a ser selecionado para jogar na NBA

A noite foi longa, mas a madrugada compensou. As previsões confirmaram-se e na madrugada desta sexta-feira trouxeram um momento que dificilmente vai ser esquecida: Neemias Queta foi selecionado pelos Sacramento Kings para entrar na NBA.

O jovem português de origem guineense tem um alcance em altura de dois metros e 85 centímetros e fez história no desporto português.

Foi escolhido pelos Sacramento Kings no draft da NBA, na posição 39. É o primeiro basquetebolista nacional a ser escolhido por uma equipa da principal liga de basquetebol do mundo.

Nemias ficou numa posição acima do que era apontado nas várias previsões nos mock drafts, dando ainda mais força à hipótese de Neemias vir, efetivamente, a entrar na liga.

Só os jogadores escolhidos na primeira ronda do draft (30 primeiros) têm contrato e salário garantido. Ainda assim, Neemias parece nesta fase bem lançado, até pela excelente impressão que já tinha deixado junto dos Kings em workouts feitos no passado.

Lembramos ainda que Nemias, foi formado no Barreirense, passou ainda pelo Benfica antes de chegar à Universidade de Utah State para começar o seu percurso no basquetebol universitário norte-americano.

O internacional luso acabou a carreira universitária com médias de 13,2 pontos, 9,0 ressaltos, 2,5 desarmes de lançamento e 2,0 assistências, com 59,4% nos lançamentos de campo, números que convenceram o conjunto da Conferência Oeste.

Depois de três anos na Universidade de Utah State, ao serviço dos Aggies, o jogador propôs-se ao ‘draft’, abdicando da época de ‘senior’, a quarta, e foi escolhido na nona posição da segunda ronda.

Depois de uma primeira época prometedora (em que chegou a declarar-se ao draft apesar de depois se ter retirado da corrida) e de uma segunda em que foi fustigado por lesões, a época de 2020/21 foi a melhor da carreira do português, que terminou a temporada com média de ‘duplo duplo’ (14,9 pontos e 10,1 ressaltos), mais um recorde de 3,3 desarmes de lançamento, e se tornou um dos quatro finalistas ao prémio Naismith de melhor defensor do ano do basquetebol universitário (NCAA).

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES