PUB
Nelma Fernandes | DR
Nelma Fernandes | DR

Nelma Fernandes, a primeira presidente da CE-CPLP

Eleita por unanimidade na passada segunda-feira, 12 de dezembro, em Lisboa, a empresária Nelma Fernandes é a primeira mulher a dirigir a Confederação das Empresas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) e a primeira personalidade da Guiné-Bissau levada à chefia da mesma.

Ex-vice-presidente da comissão executiva da CE-CPLP, sendo a única mulher na comissão, Nelma Fernandes sucede ao moçambicano Salimo Abdula, que liderou a organização durante cerca de nove anos.

Licenciada em Arquitectura e Gestão Financeira, com nove anos de experiência no setor bancário e de gestão de ativos, a empresária Nelma Fernandes é CEO e fundadora da Win Coach, Vice-Presidente da Federação das Mulheres Empresárias ao nível da Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – FME CE-CPLP (Presidida pela moçambicana Maria de Assunção Abdula) e era a única mulher na Comissão Executiva da Confederação Empresarial da CPLP.

Nas suas redes sociais, a agora presidente escreveu: “É com grande sentido de missão que fui eleita Presidente da Confederação Empresarial da CPLP para o mandato 2022/2026”.
“O orgulho é, ainda, maior porque pela primeira vez é uma mulher a ocupar este cargo! Muito grata ao meu país, Guiné-Bissau, pelo apoio incondicional e aos restantes países membros que em mim depositaram tamanha confiança”.

Com o lema “porque juntos somos mais fortes e fazemos o mundo avançar”, Nelma Fernandes pretende posicionar a Confederação Empresarial da CPLP enquanto organização de referência no plano nacional (Guiné-Buissau) e internacional.

A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), fundada em Lisboa no dia 4 de Junho de 2004, tem como missão criar uma rota de investimentos dentro dos países-membros da CPLP, estimulando a cooperação e parceria entre instituições lusófonas. São nove países representados, num universo de cerca de 255 milhões de pessoas.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB