Procurar
Close this search box.

Nelson Varela leva Emigrante CV à Web Summit

Nelson Varela, fundador da EMigrante CV, no Web Summit 2022 | ©BANTUMEN
Nelson Varela, fundador da EMigrante CV, no Web Summit 2022 | ©BANTUMEN

É mais do que sabido que os emigrantes cabo-verdianos são uns dos principais investidores do arquipélago da morabeza. Só este ano, um recorde de quase 750 mil euros de remessas foram enviadas por dia, no primeiro semestre, mais 40% face ao ano anterior, conforme dados compilados pela agência Lusa.

Fundador da startup Emigrante CV, a apresentar-se na edição do Web Summit 2022, em Lisboa e que termina já esta sexta-feira, 4, Nelson Varela criou o projeto com foco na troca de bens e serviços entre a comunidade emigrante cabo-verdiana entre si, os residentes no arquipélago e as instituições nacionais. A sublinhar que a diáspora cabo-verdiana representa um universo de mais de meio milhão de pessoas, praticamente tanto quanto a atual população total do país insular.

Intitulando-se como “um jovem cheio de sonhos e soluções que quer levar para todo o continente africano, “Nelson explicou para a BANTUMEN o propósito desta nova startup, que foi uma das finalistas do programa GoGlobal, da Cabo Verde Digital, que viajou para Portugal para apresentar-se naquele que é um dos maiores palcos do ecossistema tecnológico e digital do mundo.

O que é a Emigrante CV?

O nosso projeto é uma startup com o objetivo de permitir a troca de bens e serviços entre emigrantes. Sabemos que os emigrantes são os maiores investidores de Cabo Verde mas conhecemos pouco os cabo-verdianos que vivem na diáspora, os seus filhos e os seus descendentes. Precisamos levar isso para Cabo Verde. Para potencializar e aumentar a economia do país.

De onde é que surgiu a ideia de criar esta startup?

Dois dos meus amigos são emigrantes. Então, e vendo a dificuldade que eles têm para fazer um pequeno investimento em Cabo Verde, como comprar um terreno, abrir uma empresa, enviar um simples carro… Há muitos problemas com a alfândega, com o processo de despacho… E eles acabam sempre por utilizar o período de férias para realizar esses serviços. Então, conhecendo esta necessidade, pensámos “temos que resolver este problema. Vamos criar uma plataforma voltada para o emigrante”.

Relativamente ao Web Summit, quais são as tuas expetativas?

Estamos a falar do maior evento tecnológico do mundo. As expectativas são altas. Já conhecemos investidores, estamos a participar em várias palestras, várias conferências, para saber como é que podemos vender a nossa solução hoje e também nos próximos tempos.

Como é que achas que a Emigrante CV sairá daqui, depois de participar de um evento onde as possibilidades são infinitas?

Vai sair daqui com mais capacidade de criar novas soluções e encontrar investidores e parceiros que queiram fazer o mesmo para outros países. Quem sabe, vamos chegar a Angola, África do Sul… Ou seja, sairemos daqui grandiosos.

Então, podemos dizer que já estão focados na expansão?

Exatamente. Cabo Verde é apenas um piloto. Porque sabemos que a mesma dificuldade que um emigrante de Cabo Verde tem, um emigrante de Angola também tem. Porque vejamos, saímos de Cabo Verde, de Angola, da Guiné, para vir para trabalhar em Portugal ou na América. Depois de trabalhar, temos o dinheiro, mas ficamos com dificuldades de enviar este retorno para as nossas famílias, de chegar ao nosso país e de fazer um investimento. Muitas das vezes, os emigrantes quando chegam ao seu país, ele é como um estranho, pois tem muita dificuldade em investir, comprar terrenos, criar empresas. Pensando nisso, decidimos que temos de resolver este problema e criar uma solução que agiliza esse retorno do emigrante, no seu país de origem.

Descobre neste artigo quais são as restantes nove startups cabo-verdianas que foram representar o talento e a inovação criola na maior feira de tecnologia e do universo digital da Europa.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES