O serviço de streaming tem se expandido rapidamente aos quatro cantos do mundo e África não foge à regra. Para 2019, o plano da Netflix é produzir mais séries originais do continente berço.
A Netflix anunciou recentemente na conferência da Content London que a sua equipa na Europa tem procurado oportunidades em África. De acordo com Erik Barmack, vice-presidente das séries originais internacionais da Netflix, “é definitivamente este o caso, vamos ‘encomendar’ algumas séries feitas lá, em 2019”.
Os filmes que têm feito sucesso no contiente africano e têm chamado a atenção mundial devido as suas características únicas são de Nollywood. Apelido que se refere à indústria cinematográfica nigeriana, considerada a terceira maior indústria de produção de cinema do mundo, atrás apenas de Hollywood e Bollywood.
O serviço de streaming anunciou também que o filme “Lionheart” será a primeira produção original da Netflix a sair da Nigéria. A diretora, atriz e cantora Genevieve Nnaji foi a escolhida para representar Nollywood na Netflix.
Vê o trailer abaixo:
Erik acredita que em dez anos as séries mais vistas na Netflix sejam de produções internacionais. O número de usuários que assistem filmes estrangeiros sem ser em inglês tem crescido – e esse aumento afetará o talento e o alcance da indústria de TV e cinema globalmente.
“A grande mensagem que queremos passar é que o talento não precisa sair de casa para conquistar grandes públicos, e não é necessário escolher Hollywood em comparação com o seu próprio país”, disse Barmack na conferência. “Acreditamos na capacidade de levar o público a assitir filmes e séries independentemente do idioma que se fala ou de onde vem a produção”, conclui Erik.
Wilds Gomes
Sou um tipo fora do vulgar, tal e qual o meu nome. Vivo num caos organizado entre o Ethos, Pathos e Logos – coisas que aprendi no curso de Comunicação e Jornalismo.
Do Calulu de São Tomé a Cachupa de Cabo-Verde, tenho as raízes lusófonas bem vincadas. Sou tudo e um pouco, e de tudo escrevo, afinal tudo é possível quando se escreve.