Para aqueles que nunca ouviram falar deste deporto, “Curling” é uma modalidade jogada no gelo e envolve o uso de vassouras para deslizar “pedras” em direção a uma área alvo que é dividida em quatro círculos concêntricos (que tem um centro comum).
Mas a novidade foi uma equipa nigeriana ter vencido França por 8 a 5 nas duplas mistas, o que acabou de tornar a Nigéria na primeira equipa africana a vencer um jogo de Curling, uma vitória histórica.
O casal Tijani e Susana Cole formam uma dupla que começou a jogar há cerca de três anos atrás apenas. Com tanto pouco tempo de experiência comparando a outras duplas, o casal fez história tornando-se na primeira equipa africana a vencer um jogo no Campeonato Mundial de Curling de 2019 que aconteceu em Stavanger, Noruega.
Apesar de terem perdido 20-0 contra a República Checa no início do torneio, o casal intensificou o jogo e voltou ainda mais forte.
BREAKING NEW GROUND!
— Tayo Salaam (@CTV_TayoS) April 26, 2019
ICYMI: Nigeria has become the 1st African Country to win a Curling game at World level after defeating France 8-5 at the World Mixed Doubles Championship in Norway.
Massive shout out to Tijani and Susana Cole for putting Nigeria’s name on the Curling map pic.twitter.com/Wr25SXSp60
Assim que o jogo da Nigéria com a França chegou ao fim, os Coles apertaram as mãos dos adversários e começaram a celebrar juntamente com o público. Todos dentro do Sormarka Arena fizerem-se ouvir em aplausos no final do jogo, presenciaram o feito histórico de uma equipa africana.
Em conversa com a CBC Sports, Susana explicou que ficou muito feliz, pois viu que a frutos de um trabalho árduo de anos e várias horas de treino compensaram.
The very first victory from an African nation in the history of @worldcurling. 🇳🇬🥌
— Olympic Channel (@olympicchannel) April 26, 2019
The Nigerian duo, who call themselves #broomzilla, beat France at the World Mixed Doubles Curling Championship in Norway.
Congratulations!🎉
📸: @CurlingNigeria pic.twitter.com/xsDKY2nREz
“Assistir às Olimpíadas ao longo dos anos foi motivador para mim e para a minha esposa. Somos atletas e concorrentes. Que grande sonho compartilhar isso com a minha melhor amiga, minha esposa. As pessoas passam por tantas provações e tribulações. E esta foi uma longa jornada”, acrescentou Tijani.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.