PUB
Nina R.A.E. | DR
Nina R.A.E. | DR

Nina R.A.E e RE.LEVANTE lançam “Só (Te Quero P’ra Mim)” numa caminhada para “patentear” o rnb luso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A voz Nina R.A.E. é o que os japoneses descrevem como umami, a essência da delícia. Com um timbre delicioso e uma tonalidade que faz-nos viajar na vibe dos tempos de glória do Rhythm and Blues, a artista acaba de lançar nova música numa colaboração com a RE.LEVANTE Sounds Records.

Se não és fã de RnB ou só gostas do norte-americano e paralelos, porque ainda não encontraste muitos artistas ou temas em português dignos da tua playlist, provavelmente, é desta que mudas de ideias.

“’Só (Te Quero P’ra Mim)’ é uma música que promete uma nova página do RnB português”, é assim descrito o primeiro single da label RE.LEVANTE com Nina R.A.E.

O tema foi inteiramente produzido, misturado e masterizado pela equipa RE.LEVANTE e o vídeo e fotografia ficaram a cargo de Sebas Ferreira.

Ana Moreira aka Nina R.A.E. é cantora, produtora, instrumentista e compositora portuguesa de origem angolana. Deu os primeiros passos na música no Gospel e depois foi-se interessando em explorar outros ritmos e estilos como Soul, Funk, Rap, Hip Hop e principalmente o Reggae, que lhe deu a experiência de pisar grandes palcos.

Em 2018 a artista foi admitida no British and Modern Music Institute (BIMM) em Londres e lançou o primeiro single, “Lose it”. Desde então, vários foram os projetos musicais em que participou e os palcos e festivais que pisou, como Nos Alive, Sumol Summerfest, Meo Sudoeste, Musa e Avante.

O seu último trabalho é Spaced Out, de 2020, um EP com cinco temas originais e que conta com a participação do produtor londrino Sinclair the Mage. Ainda no mesmo ano, abriu a porta à escrita em português e editou “Passa Palavra”, produzido por Mr. Marley.

Neste 2021, Nina junta-se assim à equipa da RE.LEVANTE e reconhece que produzir RnB e em português é “um retorno à casa”, onde pretende assumir mais a sua língua mãe.

Neste atual processo criativo, que não era habitual, admite despender mais tempo para ser tão fluída quanto é em inglês, o que tem considerado um ótimo desafio para o seu progresso artístico. Nina tenciona que as suas músicas não só soem melodicamente bem mas que sejam “um alimento para o público”, refere.

A cantora confessou ainda acreditar que, com a equipa RE.LEVANTE, poderá concretizar várias ideias para espetáculos de palco, fazendo valer a formação que a mesma tem em teatro. 

RE.LEVANTE é um coletivo de artistas, composto pelos músicos e diretores musicais João Lourenço, Nuno Pires e Francisco Cardoso que quer “preencher, vincar, vincular e patentear o espaço do RnB nacional/português”.

Além de uma label, o conjunto, propõe-se a ser o elemento unificador entre criadores de várias áreas, o desenvolvimento artístico e a divulgação da cultura nacional, sendo portanto, tal como o nome diz, relevante.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email [email protected]

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB