Procurar
Close this search box.

O Netflix sabe mais sobre ti do que aquilo que pensas

@Netflix

Enquanto estamos sentados a ver a nossa série favorita e a descansar, dando sentido à famosa expressão Netflix and Chill, não nos apercebemos que a empresa conhece-nos melhor que alguns membros da nossa família.

Se isto for verdade, o mais assustador é que a plataforma internacional já anunciou que em 2016 bateu o recorde ao registar assinantes em 190 países, num total de 100 milhões de registos. A chave do negócio da Netflix é o que nos assusta mais e que se calhar nem te tinhas apercebido. De forma a ser eficaz e prestável para o consumidor, o serviço de vídeo aprofunda ao máximo o conhecimento que tem do seu público. Como? Estudando os hábitos de consumo do cliente ao detalhe.

Esta prática tem como base a lição dada por Philip Kotler. Um guru do marketing um dia disse:  “O mais importante é prever para onde vão os clientes e se postar bem na frente deles.” A essência para que este método resulte são os metadados, os dados sobre dados que definem o seu perfil, tendo em base as informações que deixamos cada vez que assistimos a algum conteúdo.

A Netflix está atenta e regista tudo, desde quando começas a ver a série, quantas pausas fizeste e quanto tempo durou cada pausa. O serviço tem a noção se estamos agarrados a algum conteúdo ou se começámos a ver alguma série e desistimos. A empresa sabe ainda através de que aparelho acedemos à nossa conta: modelo, marca de televisão, smartphone ou tablet que usas em cada ocasião, navegador de Internet e endereço IP de seu terminal.

Em 2015, o Netflix publicou uma estatística onde mostra o momento exacto em que o utilizador fica agarrado à série, a este episódio chama-se o “episódio gancho”.

https://www.instagram.com/p/BR1Yz3LFpM1/?taken-by=netflix

Em conclusão, somam-se dados pessoais como o nome, o e-mail e dados para faturamento, somam-se os metadados gerados pela navegação e o serviço de vídeo é capaz de construir um perfil que define as opções de cada utilizador consoante o consumo e o interesse.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES