Procurar
Close this search box.

“O Riso dos Necrófagos” em exibição em Ílhavo

O Riso dos Necrófagos | 📷 © João Duarte
O Riso dos Necrófagos | 📷 © João Duarte

Premiado internacionalmente, ”O Riso dos Necrófagos”, do Teatro GRIOT, sobe ao palco da Casa da Cultura de Ílhavo (Aveiro, Portugal) este sábado, 15 de abril.

Depois de receber o prémio de Melhor Espectáculo 2021/2022”, no âmbito da XIII Edição do Premio Internazionale Teresa Pomodoro, promovido pelo Spazio Teatro No’hma de Milão (Itália), a peça que abre diálogo entre o Teatro e a História, que começa nos vestígios da Guerra da Trindade encontrados na ilha de São Tomé, pela encenadora Zia Soares e pelo músico Xullaji, nas bocas dos que a viveram e dos que a ouviram contar, relatos de memórias desfocadas pela passagem do tempo. 

“Tudo começa nos vestígios da Guerra da Trindade, encontrados na ilha de São Tomé e Princípe, pela encenadora Zia Soares e pelo músico Xullaji. “Os mortos foram amontoados em valas comuns ou nunca encontrados, num exercício de violência perpetrado pelo invasor que acredita que ao despojar os mortos dos seus nomes os condena ao esquecimento. Esses mortos são celebrados anualmente
num desfile ritualístico em São Tomé. O espetáculo transporta essa esfera carnavalesca para o palco e para a performance, na tentativa de, pelo menos na ficção, revogar o seu abandono”, lemos na descrição da peça.

Com a direção de Zia Soares, a peça é o “prolongamento desse percurso celebratório, entrópico, onde os atuantes manipulam tempos e imagens, desossam e riem do delírio, reconfigurando os vestígios e os fragmentos do morticínio, a partir da ideia de celebração – a festa, a liturgia e os aspetos ritualísticos do quotidiano”.

A peça estreou-se no Grande Auditório da Culturgest, em abril de 2020, e compõem o elenco Aoaní Salvaterra, Benvindo Fonseca, Lucília Raimundo, Mick Trovoada, Neusa Trovoada, Vera Cruz, Xullaji, Zia Soares.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES