Procurar
Close this search box.

O verdadeiro preço que pagamos por usar chinelos

Chinelos
Chinelos de praia @Ross Papas

O chinelo é um acessório que muitos consideramos indispensáveis, seja para usar em casa ou na rua, por conforto ou por swag.

Independentemente do status social, todos, ou pelo menos quase todos, temos um par de chinelos e, por isso mesmo, a indústria da moda não poderia ser indiferente a este acessório que ganhou nova allure e até silhuetas nos últimos anos.

Cores lisas, riscas, estampas, com missangas, com pêlo, em pele, jeans, o acessório é quase um camaleão, que se adapta a qualquer estilo.

Mas se a nível visual estes podem agradar, a nível de saúde o caso muda de figura. Podológos afirmam que os chinelos são uma péssima opção e que resultam em sérias lesões a longo prazo, como a fascite plantar.

“O fato de ter que fazer força com os dedos dos pés para andar com o chinelo coloca muita tensão e pressão nos dedos e arcos”, afirma o médico Tariq Khan ao Daily Mail. “Para a maioria dos casos, anti-inflamatórios e sapatos apropriados ajudam. Uma vez que a inflamação tenha melhorado, receito massagens e alongamentos”.

No verão, quando mais usamos este tipo de calçado, é aconselhável fazer a transição de sapatos para chinelo de uma forma gradual, para que os pés e pernas possam se adaptar.

Os chinelos também podem ser a causa de pés rachados e ásperos. “O problema não é só estético. Rachaduras deixam os pés vulneráveis a infecções, funogs, bactérias e sujidade”, afirma por sua vez o podólogo Michael Ratcliffe.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES