PUB
Onyema Ogbuagu | DR
Onyema Ogbuagu | DR

Onyema Ogbuagu liderou estudos da vacina da Pfizer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Uma das mentes por trás dos estudos daquela que é a vacina mais promissora para conter o vírus da Covid-19, a Pfizer/BioNTech, é negro e africano. Chama-se Onyema Ogbuagu e pertence à Escola de Medicina da Universidade de Yale, a terceira mais antiga instituição de Ensino Superior dos Estados Unidos da América, localizada na cidade de New Haven, em Connecticut.

De origem nigeriana, Ogbuagu é professor associado de medicina em Yale e liderou os estudos da equipa de pesquisadores da Pfizer, que anunciou uma imunização contra a Covid-19 com 95% de eficácia. O que quer dizer que em cada 100 indivíduos testados, 95 apresentaram anticorpos da doença.

Atualmente, Onyema Ogbuagu além de clínico-professor, ocupa também o cargo de diretor do programa de Ensaios Clínicos de HIV para o Programa de SIDA , na seção de doenças infecciosas da Faculdade de Medicina de Yale, onde trabalha nesta função há cinco anos, e, agora, pode ser o responsável pela proteção de milhões de pessoas ao redor do mundo.

No seu perfil e biografia disponivel na revista online de Medicina da Universidade de Yale, podemos comporvar que o Onyema Ogbuagu é o investigador principal de Yale em múltiplos ensaios clínicos terapêuticos e preventivos contra a covid-19, incluindo remdesivir, leronlimab e remdesivir e terapia combinada de tocilizumab, bem como o ensaio de vacinas Pfizer / BioNTech.

O financiamento para uma vacina nunca foi tão grande, tem havido um otimismo crescente depois que as gigantes do fármaco Pfizer e Moderna disseram que os dados preliminares dos testes em estágio final mostraram que as suas vacinas eram mais de 90 por cento eficazes na prevenção da doença.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

No Comment.

Artigos Relacionados

PUB