Começamos o ranking dos artigos mais lidos desta semana com o remix de Beatoven da música “Lua”, de Ivandro; seguindo-se o lançamento do segundo álbum de originais de Kelson Most Wanted; o artigo sobre a influência e memória de Amílcar Cabral nos dias de hoje; o anúncio do lançamento de dois novos livros de Gisela Casimiro e o artigo sobre o festival de danças tradicionais de Angola, a acontecer até este domingo em Lisboa.
1 – BEATOVEN APRESENTA REMIX DE “LUA” DE IVANDRO
O produtor luso-angolano Beatoven acaba de lançar um remix do hit “Lua”, de Ivandro. Mais de um ano e 14 milhões de views depois, a música chega-nos agora aos ouvidos com uma sonoridade nova e dançante.
2 – KELSON MOST WANTED LANÇA “ESPIRITUAL”, O SEGUNDO ÁLBUM DE ORIGINAIS
Kelson Most Wanted acaba de lançar o seu décimo projeto musical e segundo álbum a solo, Espiritual, disponibilizado na última sexta feira, 21, em todas as plataformas digitais. Numa compilação de 15 faixas, a nova obra do “Best Rapper” traz participações de Edson dos Anjos, T-Rex, Paulelson, Mulatooh, e muito mais.
3 – AMÍLCAR CABRAL, A MEMÓRIA QUE AINDA HOJE PLANTA O FUTURO
“Memórias e Reflexões” é um livro de 1947 escrito pelo professor primário cabo-verdiano Juvenal Lopes Cabral (1889-1951), pai de Luís Cabral (1931-2009) – que mais tarde se tornaria o primeiro presidente da Guiné-Bissau – e de Amílcar Cabral (1924-1973), principal nome da luta independentista contra Portugal colonial e fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, o PAIGC.
4 – GISELA CASIMIRO LANÇA DOIS NOVOS RETRATOS AUTOBIOGRÁFICOS, ENTRE A POESIA E CRÓNICA
No mês de abril, Gisela anunciou o lançamento de mais duas obras literárias: Giz (uma coleção de poemas) e Estendais (livro de crónicas). Entretanto, entramos em contacto com a autora para descobrir mais sobre a correlação existente entre as duas obras, o porquê dos estilos aparentemente antagónicos e o que há por trás destes universos que a escritora vem pintando.
5 – TIMEOUT LISBOA VAI DANÇAR AO RITMO DAS DANÇAS TRADICIONAIS DE ANGOLA
O Estúdio Time Out, em Lisboa, vai receber três dias de um evento especial. De 28 a 30 de abril, naquele espaço no coração da capital portuguesa, a Kizomba, Semba, Kilapanga, Massemba, Kazukuta e o kuduro vão ser celebrados na sua verdadeira essência nesta primeira edição do Angolan Dances Festival, com o objetivo de promover o património cultural angolano em terras lusas.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.