Nesta primeira semana de abril os artigos mais lidos na BANTUMEN são sobre o ambiente discriminatório no seio da vida noturna lisboeta; o lançamento do novo single dos Calema; os 10 anos do festival Tremor, nos Açores; o novo álbum de ouro de T-Rex e, por fim, sobre a ingressão de Isabel Fonquerle no mundo dos vinhos.
1- Carta Aberta sobre discriminação na vida noturna de Lisboa
A organização do evento Clandestinos enviou à BANTUMEN uma carta aberta para denunciar o ambiente discriminatório e por vezes racista que se vive na vida noturna lisboeta.
2 – Os Calema em “A Nossa Dança”
A dupla Calema lançou nova música, com direito a videoclipe, e fomos às gravações para entrevistar António e Fradique sobre este novo lançamento.
3 – 10 anos de Tremor com boa música negra mas poucos negros
Eddie Pipocas e Bruno Dinis foram ao Tremor, um festival de música com dez anos, nos Açores, e este artigo de opinião contém as impressões de Eddie sobre o cartaz e o ambiente ali vivido.
4 – “Cor d’Água” de T-Rex agora é álbum d’ouro
Cor d’Água, primeiro álbum de T-Rex, lançado em fevereiro, acaba de ser consagrado com um álbum de ouro. A notícia chegou na tarde desta quinta-feira, 30, com uma publicação de agradecimento feita pelo artista que certamente manifestou e acaba de conquistar mais uma placa para a sua “clínica dentária”.
5 – Isabel Fonquerle, uma mulher, guineense e viticultora em França
Isabel Cardoso-Fonquerle nasceu e cresceu na Guiné-Bissau, filha de mãe guineense e pai cabo-verdiano. É uma mulher com raízes bem assentes naquele país a oeste no continente africano mas foi em França que o gosto, o jeito e a perspicácia em torno do vinho se fizeram brotar.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.