Os artigos mais clicados dos últimos sete dias começam com a entrevista de André Martins à cantora brasileira, residente em Portugal, Puta da Silva, numa antevisão à sua atuação no festival MIL, em Lisboa. Segue-se o lançamento do novo EP de Samuel Clássico; a entrevista a Xullaji, que também integrou a edição de 2022 do MIL; o perfil de Kissanguella e, por fim, as novas sessões de cinema do Cine Geração, em Luanda.
PUTA DA SILVA: “ELES AGORA GRITARÃO O NOME PUTA NOS GRANDES FESTIVAIS DE MÚSICA”
Mais que um nome, Puta da Silva é uma figura de intervenção e reivindicação. Uma artista multifacetada mas, acima de tudo, uma imigrante, travesti e negra que utiliza a música para partilhar as suas experiências pessoais ao chegar a um novo país. A BANTUMEN falou com a artista para conhecer mais sobre a sua trajetória, que faz dela um dos grandes nomes do Lisbon International Music Network Festival, a acontecer de 28 a 30 de setembro.
Centrada em questões quotidianas de imigrantes, pessoas racializadas e profissionais do sexo, a música de Puta da Silva é provocadora e roça um tom político para chamar a atenção de temas comuns a tantas outras pessoas que, como ela, experienciam uma adptação difícil a uma sociedade que não é a sua.
SAMUEL CLÁSSICO JÁ SOLTOU O EP “COMPLEXO”
Já está disponível mais um projeto de Samuel Clássico. Complexo termina assim com um jejum de lançamentos, desde a disponibilização do EP Renovar, em 2020.
Com uma duração de 19 minutos exatos, Complexo tem seis faixas, nenhuma participação especial e é um projeto que leva na bagagem muita experiência de vida e ambições. A produção foi assinada por Bab On The Track, Osvaldo Chaad, Alleny e Kastro Songz.
XULLAJI LEVA PRÉTU AO MIL PARA APONTAR O “CAMINHO PARA O SUL” I
Xullaji integra o cartaz do MIL, festival dedicado à indústria da música, a acontecer em Lisboa, de 28 a 30 de setembro. É como Prétu que vai apresentar-se em palco, um projeto lançado no ano passado e, provavelmente, um dos mais relevantes do cenário afrofuturista diaspórico em solo português.
“Prétu é afronauta. As amostras são os portais do tempo. As zonas de interseção na espiral do passado, presente e futuro. Fragmentos de mensagens absorvidos em circuitos analógicos e retransmitidos em tecnologia africana ancestral. Timbres sobrepostos. A cada volta, novos timbres se revelam. Novas vozes. Vozes negras. Não há nota, não há escala. Há textura. Frequência.” Esta descrição do projeto divulgada no site do MIL, (in)define o tom da arte visual e sonora de Prétu, numa intermitência entre identidade e existência, passado e futuro, tradicional e contemporâneo. Isto, porque “as l
KISSANGUELLA, O UPGRADE DE K2DA NA VERSÃO AFROCENTRADA
Kissanguella é o novo nome artístico do músico e rapper luso-angolano Manuel Nicolau que, noutra linha da sua vida artística, é conhecido por K2da.
Numa zona circundante ao movimento hip hop, Kissanguella explora agora o cenário musical de uma perspetiva mais cosmopolita, com o recurso a estilos mais ecléticos fundeados nas sonoridades do continente berço.
CINE GERAÇÃO EXIBE FILMES LUSÓFONOS DE ARIEL DE BIGAULT EM LUANDA
Setembro está na sua reta final e para abrir outubro, o Cine Geração, em Luanda, está de volta com as exibições especiais. Desta vez, foram escolhidos dois filmes da autora e cineasta francesa Ariel de Bigault.
Esta quinta-feira, 29, às 18h50, o Cine Geração vai exibir Afro Lisboa e na primeira quinta-feira de outubro, 6, será exibido o Fantasmas do Império.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.