PUB

Os artigos mais clicados da semana | 4 a 10 set

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A habitual lista dos artigos mais clicados da semana é liderada pela entrevista de adailton moura à cantora cabo-verdiana Mayra Andrade, que se encontra numa pequena tour pelo Brasil. No segundo lugar do top ficou a apresentação do filme Chelas Nha Kau no cinema Ideal; seguindo-se o anúncio do próximo grande concerto de Dynamo em Lisboa; os novos lançamentos musicais do artista guineense Daro e da colaboração entre Kenwhy e Heidje.

1 – MAYRA ANDRADE: “NÃO SOU AQUELA PESSOA QUE PRECISA DA TRISTEZA PARA CRIAR”

O jornalista adailton moura esteve à conversa com Mayra Andrade, que viajou para o Brasil para subir ao palco do Rock In Rio e para se apresentar em diferentes concertos pelo país.

Falou-se sobre produção musical, criatividade, experiências musicais, conexões e a turnê que Mayra fará no Brasil. Serão oito shows em seis cidades diferentes, com início no dia 3 de setembro no Rock In Rio, no Rio de Janeiro, e término a 24 de setembro no MADA Festival, no Rio Grande do Norte (Estado na extremidade nordeste do país). 

2 – FILME “CHELAS NHA KAU” EM ESTREIA NO CINEMA IDEAL

De um processo de experimentação entre jovens da Zona J, surgiu o Chelas Nha Kau, um filme documentário que rejeita a hierarquia do cinema de autor e faz uma reflexão de dentro para fora sobre as histórias, residentes num bairro que vai muito além do rótulo “problemático”. Vencedor de vários prémios no Festival Política 2022 -incluindo a categoria Filme do Ano -, a película é uma realização coletiva entre os Bataclan 1950 e Bagabaga Studios e vai estar em exibição no cinema Ideal (Lisboa), de 15 a 21 de setembro.

“O que significa ser jovem na Zona J? Chelas nha Kau nasce da vontade de um grupo de amigos contar a sua história e a do bairro onde vive. Com um olhar que parte de dentro, acusam “os de fora” de se basearem nos preconceitos veiculados nos media. Mas, no filme, dão-lhes uma segunda oportunidade: ‘Vêem um bairro problemático, pensam logo isso, mas não… Venham cá ver como é que é’”, podemos ler no comunicado enviado à BANTUMEN.

3 – DYNAMO VAI CELEBRAR DEZ ANOS DE CARREIRA NO COLISEU

Dynamo vai celebrar dez anos de uma carreira recheada de êxitos, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. O músico preparar-se para apresentar-se aos fãs no dia 8 de outubro com temas inéditos que deverão integrar o seu quarto álbum, que ainda está em fase de produção.

Cantor, compositor e produtor, Dynamo é um dos mais ouvidos no Spotify em Cabo Verde, com um total de 300 mil ouvintes no Spotify, 50 milhões de visualizações no YouTube e outras tantas centenas de milhar de seguidores nas diferentes redes sociais. O artista conta na sua discografia com três álbuns de estúdio, One (2014), Mirror (2016) e Independent (2020) e está atualmente a finalizar o próximo, cujo título e data de lançamento ainda não foram revelados.

4 – DARO ACABA DE LANÇAR NOVA OBRA PRIMA, O ÁLBUM “PAPIA”

O cantor guineense Daro acaba de lançar o seu novo álbum. Papia, disponível nas diferentes plataformas digitais desde esta quinta-feira, 8, é uma homenagem à mulher e uma reflexão sobre a condição feminina em todo o mundo, com destaque para o continente africano.

Com dez faixas, o álbum ganhou também o seu primeiro videoclipe, da faixa “Ka bu Tchora”, e o dance video de “Badja” feat Iva & Iche, disponíveis através do canal GABUSTAR, no YouTube.

5 – O “MOOD” DE KENWHY E HEIDJE EM NOVO SINGLE

Depois da música “Não Quebra Cabeça”, Kenwhy e Heidje voltaram a juntar-se para produzir um novo som. “Mood” já está disponível nas plataformas de streaming, assim como o videoclipe no YouTube.

O single é a segunda faixa do EP “Icónico”, de ambos, que deverá sair em Outubro. “Depois de termos lançado a musica ‘Não Quebra Cabeça’, no princípio do ano, recebemos um feedback positivo. Por isso decidimos dar continuidade e criar um projecto”, explicaram os artistas.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB