PUB

Os artigos mais clicados da semana | 5 a 11 dez

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Esta semana começamos o ranking dos artigos mais lidos dos últimos sete dias com boa música. Josslyn lançou “Bô Beijo”, com Jimmy P, na sexta-feira e a música já está nas trends da BANTUMEN. Na lista do top 5 segue-se o artigo sobre como funciona o algoritmo do TikTok; a nova série daUpdate TV que retrata a história de dez artistas portugueses; a nossa entrevista à Victoria Kabeya e o lançamento da nova música de Ary Rafeiro.

1 – Josslyn canta “Bô Beijo” com Jimmy P

A cabo-verdiana Josslyn tem novo single, “Bô Beijo”, que tem a participação de Jimmy P.

Nese novo single, Josslyn apresenta-nos um Afro-Pop com a participação do artista português de origens angolanas Jimmy P, que adicionou brilho, rimas e poesias a este novo single da cantora. A produção foi assinada por Reis, da Lockdown Studios, e o videoclipe foi realizado por Wilsoldiers, com a produção da MD Records.

Este é o terceiro single de Josslyn em colaboração, tendo antes trabalhado com Rui Orlando, em “Já Deu”, e com Edgar Domingos na faixa “Nha Mundo”, que conta com mais de dois milhões de visualizações no YouTube.

2 – É assim que o algoritmo do TikTok funciona

Nos últimos tempos, um dos assuntos mais procurados e menos “entendidos” pelo público em geral das redes sociais é o real funcionamento do algoritmo do TikTok. O documento interno “TikTok Algo 101”, confirmado pela porta-voz da aplicação, Hilary McQuaide, e ao qual o jornal New York Times teve acesso, enuncia quatros pontos principais para tornar os conteúdos mais populares.

Baseado mais no entretenimento do que na conexão com amigos e seguidores, o algoritmo do TikTok leva em conta a tendência para o aborrecimento ou a nossa sensibilidade a assuntos de cariz cultural, para desenvolver um sistema matemático com o objetivo de atrair novos utilizadores e mantê-los “pregados” na aplicação.

3 – A Cultura: 10 artistas, 10 histórias em 10 episódios

Em Portugal há uma nova plataforma multimedia para promover e divulgar conteúdo sobre artes e cultura, sobretudo de artistas e agentes culturais portugueses. A Update TV, além de presença nas redes sociais, tem acaba agora de lançar uma série vídeo no YouTube, onde documenta o trabalho e percurso de nomes conhecidos como Valete, Sam The Kid, Deezy, Vado Más Ki Às, Branko e Vhils.

Os dez episódio e “A Cultura” vão estar disponíveis semanalmente e vamos poder ver e ouvir dez figuras do cenário artístico português a recordar os seus primeiros passos e a descoberta da sua arte, assinalando, ainda, a sua posição na multiplicidade presente na atual cultura portuguesa.

4 – “O homem negro em Portugal não existe em lado nenhum”, Victoria Kabeya

Quase cinco décadas depois do seu término, os movimentos coloniais ainda conseguem estar na ordem do dia. Se há quem queira fazer do assunto um passado longínquo, reiterando que os olhos devem estar postos no futuro, há também quem não se esqueça dos tempos em que a cor da pele condenava à nascença.

Mas ainda mais importante do que a forma como cada um olha para o período colonial, é a forma como as sociedades se reestruturaram depois disso. Até que ponto as colónias, hoje independentes, não se tornaram reféns da sua própria história? Deixou de haver estatuto de indigenato, mas de que forma a sociedade olha hoje para o homem negro?

BANTUMEN entrevistou recentemente Victoria Kabeya, historiadora, pesquisadora, ensaísta e escritora belga de 30 anos e autora do livro Negros Ameaçadores. Um olhar sobre o colonialismo e a forma como alguns dos seus resquícios ainda estão presentes na sociedade e para quem possa, depois da leitura, achar a narrativa crua e sombria a autora deixa um recado “esta poesia não é sombria, mas um testamento de uma realidade que ninguém quer ver”.

5 – Ary Rafeiro avança com “Tão Linda” antes de lançar primeiro álbum

Ary Rafeiro tem nova música a circular nas ruas. “Tão Linda” já está disponível nas “prateleiras da net” e o vídeo oficial no YouTube. A música, que faz antevisão do que será o seu primeiro álbum de originais, Contos de Amor de Um Bom Malandro, tem a participação do rapper Uzzy e dos cantores Rony Fuego e Mr. Marley.

Apesar de o hemisfério norte estar agora na estação do Inverno, “Tão Linda” traz um ritmo caliente para aquecer os dias até ao próximo verão de 2022.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB