O top dos artigos mais clicados desta começam com o lançamento do terceiro álbum de Khronic, Linha do Tempo, que conta com as participações de peso de artistas da Lusofonia e dos Estados Unidos. Na tabela seguem-se as entrevistas a Fizz Escobarra e Cíntia dos Reis; o lançamento da nova música de Yuri da Cunha com Ivete Sangalo e, por fim, o anúncio do evento Empodera-te! de Sara Sarowsky, em Lisboa.
1 – Parceria de titãs da Lusofonia e EUA em novo álbum de Khronic
Khronic, nome ancorado à essência original do movimento hip hop em português, feito a partir de Moçambique, acaba de lançar Linha do Tempo, o seu terceiro álbum de originais.
O primeiro volume deste projeto conta com participações de importantes artistas do universo lusófono, como os conterrâneos Duas Caras, Hernâni da Silva e Mark Exodus; o guineense Mikas Cabral, os portugueses Mundo Segundo e Fuse e o cabo-verdiano Ga daLomba.
2 – Fizz Escobarra: “O game é muito sensível porque todos querem sentir a dopamina de serem falados”
Fizz Escobarra, rapper da cena undergound, presenteou os seus ouvintes com o álbum The Ghost. O primeiro tema lançado no seu canal de YouTube foi “Santuz”, que despertou atenção de muitos por ser 100% em krioulu de Cabo Verde, algo que o artista não costumava fazer.
Fizz é o rapper que assume, sem esforço, a expressão, até clichê, da cultura Hip Hop: The real one, pela sua consistência, carácter e postura no cenário do Rap, e agora com um álbum maduro, onde as palavras ganham força pelas vivências e pela experiência. “Nunca tive tempo para ser imaturo / desde os 15 anos na estrada a dar no duro / Devias estar contente porque ainda estás a ouvir o puro”, ouvimos Fizz dizer na track “Davy Jones”, do LP The Ghost.
3 – Este “Guia Para Empreendedores” pode ser a chave da tua carreira
Cíntia dos Reis, licenciada em Matemática Aplicada a Economia e a Gestão e mestre em Métodos Quantitativos, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa – ISEG UL, é mentora de carreira e já foi considerada uma das jovens mais influentes da lusofonia.
O seu trabalho de mentoria consiste em usar a sua experiência e conhecimento profissional para guiar os seus mentorados, através de planos de ação que desenvolvam determinadas competências para atingir um objetivo específico.
4 – Yuri da Cunha e Ivete Sangalo juntos em “Egoísta”
O novo single de Yuri da Cunha, um dos embaixadores da música de Angola, é um dueto com Ivete Sangalo. “Egoísta” nasce da relação entre o axé da estrela brasileira e a kizomba de um dos mais importantes músicos do seu país.
O histórico encontro transatlântico estabelece pontes rítmicas e musicais entre duas figuras incontornáveis das respectivas culturas. A canção foi escrita por Gabriel Cantinini, Marco Esteves e pelo próprio Yuri da Cunha. As gravações decorreram na casa de Ivete Sangalo em Salvador da Bahia, onde o vídeo de Rafa Mattei também foi filmado.
5 – Empodera-te! 2 vai acontecer no CCB no dia 27 de maio
A segunda edição do Empodera-te! vai acontecer no próximo dia 27 de maio, a partir das 10 horas, na Sala Luís de Freitas Branco do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com um programa com diferentes profissionais e áreas de conhecimento.
Empodera-te! é um movimento social criado por Sara Sarowsky com o intuito de promover o empoderamento feminino de uma forma pragmática, objetiva e imediata, para inspirar, impactar e transformar a vida daqueles que ambicionam despertar o seu poder pessoal, ativando as quatro áreas-chave do seu poder pessoal: corpo, mente, espírito e coração.