Procurar
Close this search box.

Os “Heróis de Bata Branca” de Samir

Samir, rapper de quem já falámos aqui, acaba de lançar um novo tema. “Heróis de Bata Branca” presta homenagem aos profissionais de saúde, que estão na linha da frente no combate à covid-19.

Fora do rap, Samir também faz parte desse universo, o que acabou por o inspirar a criar algo que pudesse valorizar o trabalho destes homens e mulheres, durante, antes e pós covid-19.

“O tema surge pelo facto de eu ser também profissional de saúde e aperceber-me que o valor e reconhecimento dado aos profissionais é muito diminuto. O aparecimento desta pandemia veio trazer ao de cima algumas verdades, que na realidade estavam à vista de todos, mas a sociedade teima em não valorizar.”

Samir indica ainda que, esta situação inédita fez com que nos apercebêssemos que o fundamental muitas vezes é esquecido. Como a “saúde e os serviços básicos e quem promove a nossa Saúde e providencia estes serviços, bem como todas as classes profissionais que as suportam.”

A música já se encontra online e desde as primeiras horas que levou várias pessoas a manifestarem-se. “Tenho recebido inúmeras mensagens de profissionais (bombeiros, enfermeiros, técnicos de limpeza e manutenção, entre outros), a dar-me palavras de apreço por eu lhes dar uma voz e, sinceramente, é de lamentar que ainda não a tenham. Porque eles já fazem isto pré-Covid e vão continuar a fazê-lo pós-Covid. O mérito não é apenas de agora.”

No vídeo, Samir faz referência a diferentes classes profissionais mas usou a imagem de um bombeiro em particular, Rui Rosinha, um dos bombeiros feridos no gigantesco incêndio de Pedrógão Grande, de 2017, e o último a ter alta hospitalar, após dois meses e meio em coma, 6 meses de internamento, 14 cirurgias reconstrutivas e lesões graves que o acompanharão para toda a vida.

“O Rui foi um desses profissionais que me contactou após ver o seu rosto no meu vídeo. Disse-me ‘obrigado por te teres lembrado de mim, obrigado por me teres posto como exemplo no teu vídeo, representando esta classe tão nobre mas tão pouco respeitada’. É uma honra, Rui”.

A letra de “Heróis de Bata Branca” foi escrita na integra por Samir, no início da quarentena. O instrumental foi produzido pelo produtor britânico Russel Jarvis, também conhecido por Mors, e com quem o artista já trabalhou anteriormente. Os arranjos finais, mistura, masterização e produção audiovisual também foram feitas por Samir.

“Não quis algo estridente musicalmente. Pelo contrário. Queria algo que soasse recitado, quase como um sermão. Tanto que a composição tem 28 versos e só nos últimos 8 é que introduzo o bombo e a tarola. Não há qualquer refrão. A meu ver, isso tiraria todo o intuito daquilo que eu pretendia. O meu foco era a mensagem, única e exclusivamente”, explicou o artista.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES