Procurar
Close this search box.

Welket Bungué elegível para nomeação aos Óscares, com o filme “Crimes do Futuro”

Welket Bungué | DR
Welket Bungué | DR

A Academia deixou saber, na passada segunda-feira, uma lista com 301 filmes que cumprem os requisitos para uma nomeação aos Óscares, cujas categorias são: Melhor Filme, Realização ou Argumento, e entre eles está uma produção, na qual o luso-guineense Welket Bungué é considerado elegível na área da representação.

O ator e realizador luso-guineense Welket Bungé é indicado na lista por ter entrado no filme Crimes do Futuro, de David Cronenberg, como referimos em cima.

“Esta notícia foi bastante positiva. Significa que eu também, como ator secundário, estou elegível para ser nomeado. É visibilidade para o meu trabalho. Acho que também reflete um pouco da qualidade dos talentos internacionalizados de origem portuguesa e que estão a circular nos vários mercados do cinema. Dou desde já também os parabéns ao Carloto Corra e à Alba Baptista”, disse Welket à BANTUMEN. “Este é um momento muito especial na minha carreira, tenho aprendido muito. Sinto uma grande gratidão, o trabalho compensa, mas existem muito outros talentos em filmes igualmente brilhantes, portanto, naturalmente que a concorrência é promissora”, continuou o artista.

No processo de seleção para os Óscares, segundo a Academia, são consideradas elegíveis longas-metragens que se tenham estreado comercialmente em determinadas áreas metropolitanas dos Estados Unidos, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2022.

Com base de vida assente em Berlim, o ator de etnia balanta, que também se considera um artista transdisciplinar, tem vindo a trilhar um percurso com cada vez maior destaque internacional.

Aliás, pela segunda vez consecutiva, Welket Bungué foi distinguido como uma das 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia. Além dos trabalhos como ator, Bungé tem-se aventurado como realizador, faz locução para entidades internacionais, desenvolve escrita dramática, argumento de cinema, performances e teatro.

Toda esta bagagem artística culminou no lançamento de um livro, em 2022, que é um ensaio autobiográfico sobre a produção de cinema de autor, com base no conceito homónimo de cinema de autorrepresentação.

As nomeações para a 95.ª edição dos Óscares serão anunciadas no próximo dia 24 e a cerimónia está marcada para 12 de março.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES