Procurar
Close this search box.

Tela de Picasso “O Marinheiro” prestes a faturar 70 milhões de dólares

Pablo Picasso continua a movimentar milhões no mercado das artes. Desta vez, a tela considerada um raro autorretrato do pintor, numa época em que temia ser preso pela Gestapo, será leiloada em Nova Iorque, pela Christie’s, e estima-se que chegará a 70 milhões de dólares.

O quadro de óleo de 130 por 81 centímetros, intitulado “O Marinheiro”, apresenta um homem com um olhar triste, vestindo uma camisa listrada e sentado numa cadeira, descreve a agência noticiosa France Presse.

A tela está exposta em Hong Kong até 3 de abril, antes de partir para Nova Iorque, onde será leiloada no dia 15 de maio.

“A imagem está num ambiente bastante escuro, nervosa, tensa e sombria”, descreveu Conor Jordan, vice-presidente da secção de Arte Moderna e Impressionista da Christie’s.

A personagem no quadro está com a cabeça sobre a mão direita, “um símbolo tradicional de melancolia”, acrescentou Jordan.

Esta tela foi pintada por Pablo Picasso em 1943 quando vivia em Paris, cidade então ocupada por tropas alemãs. O pintor espanhol tinha medo de ser preso pela Gestapo, a polícia secreta nazi, e ser deportado para um campo de concentração.

Em 2015, a pintura “A mulher de Argel (versão O)”, de Picasso, foi arrematada por 179,4 milhões de dólares na Christie’s, em Nova Iorque, tornando-se a pintura mais cara já vendida em leilão.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES