Procurar
Close this search box.

Plataformas de streaming removem conteúdo que apela ao ódio

Apple Music, Spotify e YouTube estão na frente da batalha contra o racismo, homofobia e outros tipos de ódio, removendo músicas e playlists com conteúdos que promovem a discriminação.

O Deezer está ainda a investigar os conteúdos, mas deve avançar com a remoção também. De acordo com a BBC, pelo menos mais de 30 bandas e artistas estão ligados a este tipo de conteúdos. No Spotify, por exemplo, foram retiradas playlists associadas ao nazismo.

Para evitar a deteção e remoção, alguns destes álbuns e músicas aparecem com nomes diferentes, o que pode contribuir para os algoritmos recomendarem as músicas a quem não as procurou, disseminando assim as suas mensagens fraturantes.

Apesar de as suas políticas editoriais serem abertamente contra a descriminação, as empresas não sabem explicar como é que as músicas com este tipo de mensagens conseguiram se imiscuir nas plataformas de streaming.

No Spotify é bloqueada a música que “expressa e principalmente” desencadeie ódio e violência, enquanto na Apple são mencionadas as “fortes orientações editoriais” que proíbem estes conteúdos e o YouTube refere não haver espaço para ódio no seu serviço.

Contudo, indicam que o esforço de monitorização das plataformas terá de ser constante e melhorado, de modo a impedir que estes conteúdos sejam promovidos ou sequer a ser alojados.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES