Procurar
Close this search box.

Playlist de AutoCuidado Negro, pelo psicólogo Henda Vieira-Lopes

Autocuidado
Foto: Brandy Kennedy / Unsplash

A velocidade com que assimilamos e trocamos informações através da Internet é a nova métrica que marca o ritmo das nossas vidas. Deixou de haver um tempo em que as pausas também fazem parte da rotina, em que paramos para descansar a mente e carregar as energias. A importância dessas pausas estão na questão “o que corre bem se a mente não estiver bem?”.

A música faz, muitas vezes, parte de processos terapêuticos, como a musicoterapia, cujos benefícios estão comprovados em doenças cardíacas, transtornos neurológicos, autismo, entre outras condições de saúde.

Para este #MIA2022, pedimos ao psicólogo Henda Vieira-Lopes para criar uma playlist de autocuidado negro, que podemos ouvir em qualquer processo do dia que nos permita parar, apreciar a música e regenerar as energias mentais e físicas.

Henda Vieira-Lopes é Negro, Filho de Yemọjá e Òṣàlùfàn, Pai de Meninas Negras, Pan-Africano RastafarI, Formador, Pesquisador, Escritor, Ogan, Capoeira e Psicólogo Clínico/Terapeuta Familiar Sistémico Afrocentrado.

Fundador do Espaço YANDA e Co-Fundador do Colectivo AfroPsis, tem ao longo de 20 anos desenvolvido o seu trabalho com jovens, adultos, casais, famílias, profissionais e comunidades africanas e/ou multiculturais.

Henda tem particular interesse na integração da Negritude e Africanidade como processo de Desenvolvimento Pessoal nos processos terapêuticos através de temas como Negritude e Racialização, Masculinidade, Multiculturalidade e Espiritualidade.

Playlist de Auto Cuidado, by Henda

A música faz parte de nós, desde o ritmo do coração da mãe, às canções que o pai nos canta com a voz encostada à barriga, ao som das canções da natureza… essa beleza faz parte de nós.

A proposta desta playlist é tirar tempo para apreciar melodias antigas e novas, uma viagem rápida acompanhada por um pôr do sol, uma manta quente ou numa varanda alta.

Escolho normalmente músicas de suavidade e gosto especialmente destas porque me deixam em moods de tranquilidade e boa música, desde o smooth jazz-hop, world music e Conscious Reggae Music.

Tire tempo para ouvir música, pelo prazer de ouvir sons e vozes harmoniosas, e apreciar este sentimento de ser abraçado pelas ondas sonoras.

  1. *Ending, por Relyae e Sadtoi
    Autocuidado é começar…
  2. Lesson, por Eric Robertson
    Autocuidado é aprender sempre, mesmo que “God has a funny way of showing you lessons” (Deus tenha uma maneira curiosas de nos mostrar as lições)
  3. Balancé, por Sara Tavares
    Autocuidado é equilíbrio ou “Balancé”, criar coisas novas, e dançar sozinhE na sala, na praia ou na tal varanda… mas balançar com a vida.
  4. Same Prayer, por Chronixx, Kabaka Pyramid
    Autocuidado é ter gratidão, apreciar o que há, e me deixar nutrir com a abundância do mundo em que vivo.
  5. No Love Song, por Children of Zeus
    Autocuidado é aceitar que eventualmente vou errar, e que devo ter compaixão para comigo
  6. Manga, por Mayra Andrade
    Autocuidado é permitir-me ser tocado pela vida, e por aqueles que a habitam “Mas txeu, mas fundu, si kre’u fundia na mi”
  7. With You, por Terrace Martin
    Autocuidado é partilhar momentos, palavras e afectos. É criar comunidade. É UBUNTU
  8. Fresh and Clean, por Jaz Elise
    Autocuidado é filtrar o que entra em mim, olhar o mundo, mas apenas deixar entrar o que nos constrói.
  9. Makeda, por Les Nubian
    Autocuidado é honrar a minha história. Saber que sou filho dos que criaram história, que faço parte de uma ancestralidade que carrego “Makeda etait reine, belle et puissante”!
  10. Be Alright, Ebrahim
    Autocuidado é acreditar que vou ficar bem, saber que depois de se cair… me levanto!
  11. Lightning, por Mortimer
    Autocuidado é nos autoconhecer!
  12. Pride, por Arrested Development
    Autocuidado é ter orgulho da minha pele “My skin could never be no curse, NO IT CAN’T!” (A minha pele nunca poderia ser uma maldição)
  13. Ai Du, por Ali Farka Touré, Ry Cooder
    Autocuidado é confiar, acreditar, ter fé!
  14. Freeze Tag, por Terrace Martin, Robert Glasper, Dinner Party, Kamasi Washington, 9th Wonder, Phoelix
    Autocuidado é resistência, não ficar parado perante a injustiça
  15. What if I told you, por Juan Rio
    Autocuidado é dizer em voz alta que te amo

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES