PUB
Ricardo Lima, Power list 2022 | © Bruno Miguel
Ricardo Lima, Power list 2022 | © Bruno Miguel

O empreendedorismo em destaque na PWRLST 100 de 2022

A PowerList 100 é uma das iniciativas mais importantes para a comunidade BANTUMEN. Depois de vários anos a comunicar as histórias e percursos de excelência de descendentes dos PALOP pelo mundo, em 2021, decidimos criar um momento de reconhecimento e agradecimento a 100 dessas pessoas. A lista anual é representativa de um número sem fim de pessoas cujos percursos de influência são referência, sem desmerecer quem nela não pôde ser integrado.

O apuramento da lista acontece com uma primeira fase de pré-nomeação, com as plataformas parcerias a indicar os potenciais homenageados do ano, e, numa segunda fase, com a votação de jornalistas e produtores de conteúdo dessas plataformas para apurar quem são as 100 personalidades mais votadas.

Este ano, instigados por parceiros como a Djassi África e Startup Portugal, a Power List incluiu três prémios focados no ecossistema empreendedor negro em Portugal, que se encontra em franco crescimento e desenvolvimento.

A Djassi África, plataforma que empodera inovadores africanos, focada na construção do futuro do continente, atribuiu o prémio Djassi Award a uma personalidade de destaque pelo seu papel impulsionador de ecossistemas de inovação favoráveis a Afro-empreendedores e à proliferação dos seus negócios.

Ricardo Lima foi a personalidade premiada, em reconhecimento ao seu papel fundamental na inclusão de fundadores negros na maior feira de tecnologia europeia, a Web Summit. Lima entrevista todos os anos mais de 20 mil startups, com um olhar atento naquelas provenientes de comunidades que ainda são uma minoria no ecossistema.

Por sua vez, a Startup Portugal, organização sem fins lucrativos com a missão de promover o empreendedorismo e a inovação em Portugal, atribui dois prémios. O Empreendedor Promissor BANTUMEN foi entregue a Nuno Varela, pela resiliência, tenacidade e capacidade de liderança no desenvolvimento de um negócio sustentável com impacto económico e/ou social.

Nuno Varela é um dos mais antigos e influentes dinamizadores da cultura hip hop em Portugal e há vários anos dedica-se a causas sociais, como a criação dos projetos comunitários Associação GURU, Chelas é o Sítio e do espaço artístico Kriativu.

O Prémio de Mérito BANTUMEN foi atribuído a António Rocha, um dos fundadores da startup Smartex, por marcar o ecossistema empreendedor pela inovação e irreverência.

António Rocha, diretor-chefe de tecnologia e fundador da Smartex, que desenvolveu um dispositivo que permite a redução de desperdício têxtil, com impacto direto na pegada digital da indústria e na faturação das empresas.

Para consultar a lista de todas as personalidades homenageadas na Power List de 2022, acede a este link.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB