Procurar
Close this search box.

Mia Couto, Agualusa e Germano Almeida na semifinal do Prémio Oceanos 2021

Prémio Oceanos

O escritor moçambicano Mia Couto, o angolano José Eduardo Agualusa e o cabo-verdiano Germano Almeida classificaram-se para a semifinal do prémio literário Oceanos 2021, com as obras O Mapeador de Ausências e Os vivos e os Outros e O Último Mugido, respetivamente.

São no total 54 as obras eleitas para a edição deste ano, concorrendo para as primeiras três posições da agremiação independentemente. Todas foram lidas e analisadas pelo júri, entre maio e agosto de 2021, de num total de 1.835 livros candidatos.

O Brasil está representado por 16 romances, 7 livros de poesia e 7 de contos, totalizando 30 obras. Portugal classificou 20 livros: oito romances, sete livros de poesia, três de crônicas, um de contos e uma dramaturgia. Dos países de língua portuguesa do continente africano – Angola, Cabo Verde e Moçambique –, foram eleitos três romances, um de cada país. Finalmente, o asiático Timor-Leste contou com um romance na lista. 

O prémio financeiro será de 38,5 mil euros, dividindo-se em 18,4 mil euros para o primeiro classificado, 12,3 mil para o segundo e 7.7 mil para o terceiro.

O júri do concurso foi formado por 95 professores de literatura, críticos literários, escritores, poetas e jornalistas de cinco países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Estes profissionais também elegeram os 14 jurados que compõem os dois júris subsequentes.

Entre agosto e novembro, o júri intermediário, formado por sete jurados, analisa as obras semifinalistas para eleger as dez finalistas. Participam desse júri os brasileiros Beatriz Resende, Eliane Robert Moraes, Fábio Weintraub e Ricardo Aleixo, os portugueses Maria João Cantinho e Pedro Mexia e o moçambicano Nataniel Ngomane.

Entre novembro e o início de dezembro, o júri final, composto de outros sete profissionais, analisa os dez livros finalistas para eleger os três vencedores. Desse júri participam a angolana Ana Paula Tavares, os brasileiros Itamar Vieira Junior, Julián Fuks, Maria Esther Maciel e Veronica Stigger e os portugueses António Guerreiro e Golgona Anghel.

Independentemente do género literário, todos os livros concorrem entre si pelas três premiações.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES