Procurar
Close this search box.

Principe Harry faz teste de HIV: Quem mais deve fazê-lo?

LONDON, ENGLAND - JULY 14: Prince Harry has blood taken by Specialist Psychotherapist Robert Palmer as he takes an HIV test during a visit to Burrell Street Sexual Health Clinic on July 14, 2016 in London, England. Prince Harry was visiting the clinic, run by Guy's and St Thomas NHS Foundation to promote the importance of getting tested for HIV and other STDs. (Photo by Chris Jackson/Getty Images)

NC_Prince_Harry_HIV_Test_MEM_160714_16x9_992

Membro da família real Britânica, o Principe Harry, fez um teste de HIV a semana passada, com o objectivo de acabar com o preconceito em relação ao teste do vírus do HIV. Mas quem deve fazer o teste de HIV e com que frequência?

O teste do Principe, que foi transmitido ao vivo no Facebook a 14 de Julho, levou apenas alguns minutos e os resultados foram negativos.

“Quer sejas homem, mulher, homossexual, branco ou negro, o que for — porque é que não fazes o teste?” disse o Principe Harry. “Se tentarmos tirar o preconceito que existe sobre o teste do HIV, no meu entendimento é… normalizar a situação, com certeza é melhor que toda a gente seja testada,” disse o príncipe.

Prince-Harry-Gets-HIV-TestHarry está correcto ao dizer que toda a gente deve fazer o teste do HIV, até certo ponto; o ‘Centers for Diasease Control and Prevention (CDC)’ (centro de controlo e prevenção de doenças) dos EUA, recomenda que pessoas com idades entre os 13 e os 64 anos façam o teste do HIV, pelo menos uma vez, como parte da sua rotina de cuidados de saúde, independentemente do seu risco de contrair o vírus.

De acordo com o CDC, cerca de 1 em cada 8 pessoas com HIV, nos EUA, não sabem que está infectada com o vírus. Isto num só país, imagem em todo o mundo e em particular em países com menos meios de investigação e cuidados médicos.

Mesmo pessoas em relações monogâmicas devem saber, com certeza, se alguma delas está infectada, diz o CDC.

1468498576-989a4ef22665a2efc394ed5da5c24bae-600x391

As pessoas devem efectuar o teste mais vezes se tiverem alguns dos factores de risco. Por exemplo, as pessoas devem efectuar o teste pelo menos uma vez por ano se:

  • Tiveram relações sexuais com mais do que um parceiro(a), desde o último teste de HIV;
  • Tiveram relações sexuais com um parceiro(a) HIV-positivo;
  • Se injectou drogas e partilhou agulhas com outros;
  • Se foram diagnosticados(as) ou suspeitam de outra doença sexualmente transmissível;
  • Se foram diagnosticados(as) ou tratados(as) para a hepatite ou tuberculose.

Mulheres que estejam grávidas, devem igualmente efectuar o teste do HIV. Os médicos podem assim precaver e diminuir o risco do contágio do vírus da mãe para o filho durante a gravidez e nascimento, explica o CDC.

Segue o exemplo do Príncipe Harry, informa-te e cuida da tua saúde.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES