A Rádio AfroLis – podcast criado em 2014 pela jornalista angolana Carla Fernandes para registar a experiência de afrodescendentes a viver em Lisboa – acaba de lançar novo programa de áudio.
Retratar e Educar Pocast (REP) é “uma sérieorgânica, sobre Justiça Racial em contexto português. O objetivo é revisitar as vidas de pessoas vitimizadas pela violência racial através de dois tipos de programas: Retratar e Educar numa abordagem de autorreparação”, podemos ler num comunicado enviado à BANTUMEN.
O primeiro episódio revisita assim o caso de Cláudia Simões, mulher angolana vítima de violência policial, em janeiro de 2020, com testemunho da própria e familiares.
REP “é um documento que presta tributo às vítimas da violência racial e convoca a escuta como ato político que visa uma transformação radical das estruturas e das mentes”.
Ao longo de cinco anos, a Rádio AfroLis produziu cerca de 200 episódios com entrevistas que apresentam diferentes perspetivas da cidade e do país pela voz de africanos, afrodescendentes e de pessoas interessadas nas temáticas da comunidade.
Entre 2014 e 2019, o projeto expandiu-se e passou a ser uma plataforma de divulgação da produção artística, cultural, intelectual e política de africanos e afrodescendentes em todo o país.
Em 2016, já como AfroLis Associação Cultural, tem promovido diversos projetos multilinguagens, da literatura ao audiovisual, da gastronomia à participação política.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.