O rapper cabo-verdiano, Rahiz está a viver fora de Portugal mas mantém-se atento ao que se passa no país onde passou parte da sua infância. “Do Bairro” é um pedaço da sua história vivida que ganha vida com esta faixa, de um artista que afirmou estar a preparar o seu último álbum em português.
Nas linhas deste novo single partilha as experiências que teve com a polícia e as de que o rodeavam. “Do Bairro” surge depois do Ministério Público, em Portugal ter acusado 18 polícias pelos crimes de racismo, ódio, sequestro e tortura.
“Na sequência da acusação do Ministério Público a 18 polícias pelos crimes de racismo, ódio, sequestro e tortura disponibilizo esta música baseada em factos verídicos e notícias, na altura, que falam um pouco sobre a minha experiência pessoal com a polícia e o tratamento dado aos filhos de imigrantes e imigrantes africanos dos bairros. Ataques feitos pela polícia de Lisboa que supostamente devia defender e proteger a vida humana.”
Este foi um testemunho de Raiz à BANTUMEN, mas nada melhor que escutares e perceber o que o rapper passou contado em primeira mão.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.