PUB
Renata Torres | @Will Ferreira
Renata Torres | @Will Ferreira

Renata Torres de volta aos palcos com “Mwene-Kongo: A Mulher da Meia Noite”

Há umas semanas falámos aqui sobre a preparação de Renata Torres para a produção de uma nova peça. A artista vem agora anunciar que Mwene-Kongo: A Mulher da Meia Noite vai subir ao palco já no dia 16 de dezembro, em Luanda, no Centro Cultural Brasil-Angola.

O monólogo teatral apresenta-nos uma performance de Renata sobre o luto, mas principalmente sobre a celebração da vida, sobre os que ficam e seguem e sobre o medo desnecessário da morte.

“A mulher da meia-noite ou Mwene-kongo (em kimbundu, língua angolana), é uma expiação da dor do luto, é sobre apesar da consciência de que esse é o inevitável destino de todo ser humano, a negação continua a ser a nossa primeira reação quando tal acontece. Uma analogia ao muito propagado conceito de destino, porque se as escolhas que fazemos ditam a nossa sina, e se temos todos o mesmo fim, porque não existe uma única forma de desencarnarmos? Porque nunca estamos verdadeiramente preparados para esse momento?”, reflete o comunicado de imprensa enviado à BANTUMEN.

A peça é um espetáculo multidisciplinar em que actriz recorre ao uso de linguagens artísticas distintas, mas que se complementam. A performance interage com um vídeo conceitual, fotos e desenhos, conversando entre si e, ao mesmo tempo, mantendo a sua individualidade.

Actriz, humorista e produtora, Renata Torres regressa aos palcos com esta peça que é o resultado da residência artística realizada no Hangar (Portugal), em outubro de 2022, sob mentoria de Zia Soares e Matamba Joaquim. A residência enquadra-se no programa Procultura da Fundação Calouste Gulbenkian.

O espetáculo é uma produção da aRTju e os bilhetes têm o preço único de cinco mil Kz, disponíveis no Centro Cultural Brasil-Angola.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB