A Galeria Movart acaba de lançar uma open call para artistas e curadores oriundos do continente africano e da sua diáspora. Trata-se da terceira e quarta edições do programa MAR – MOVART Artist Residency, uma iniciativa promovida pela galeria no início de 2022 e que visa a criação de novas sinergias e cooperação entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), bem como do fortalecimento das relações culturais entre estes países.
Os participantes selecionados irão trabalhar no seu projeto durante um mês no estúdio da Galeria Movart em Luanda, respetivamente de 12 de março a 14 de abril e de 30 de abril a 4 de junho.
O programa inclui a realização de oficinas, um ateliê aberto e uma exposição final. Além disso, um dos artistas selecionados terá ainda a oportunidade de expor o seu trabalho na Galeria Movart em Lisboa.
Esta edição conta com o apoio da curadora e artista plástica Alice Marcelina e da gestora do programa Ana Paula Lisboa. As candidaturas decorrem até 21 de fevereiro 2023.
Ainda em Luanda, a Movart acolhe até ao dia 24 de fevereiro a segunda edição do projeto Nzinga, com as artistas selecionadas Jasi Pereira (Brasil), Gildoca Barros (Cabo Verde) e Oksanna Dias (Angola).
Nzinga é um projeto de residências artísticas inserido no programa MAR – MOVART Artist Residency, concebido exclusivamente para mulheres artistas plásticas e curadoras, naturais dos PALOP e de Timor-Leste, que desenvolvem a sua prática no âmbito da arte contemporânea africana, com o objetivo de emancipar e empoderar o papel da mulher e promover a igualdade de género na vida social e cultural.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.