“Aceitar o risco” é a exposição que junta o casal de artistas Roselyn Silva e Blackson no mesmo espaço, no dia três de março pelas 17 horas, na Casa da Cultura de Sacavém (Lisboa).
Integrada na programação da Galeria de Arte Pública, a exposição da dupla expande os horizontes e os propósitos culturais das atividades municipais e projeta a representatividade, identidade e cultura de artistas de origem africana.
Desde 2015, Roselyn Silva, designer de moda, e Blackson, artista plástico, partilham ateliê. Blackson retrata pessoas, realidades e causas sociais, nas suas telas coloridas, esculturas e instalações de arte de vanguarda, desconstrói (pre)conceitos e propõe uma reflexão sobre arte e sociedade, num contexto pós-colonial e pós-global.
Roselyn Silva, ao desenhar e confecionar peças que apelida de obras “sofisticadas e clássicas”, de moda cosmopolita europeia, mas com tecidos e padrões africanos, apela ao valor e orgulho de uma identidade expandida de miscigenação e partilha, esbatendo linhas de fronteira, com um desígnio e determinação de “tocar as pessoas”, questionando tabus e clichés sociais, numa perspetiva de empoderamento feminino africano.
Não é a primeira vez que Roselyn e Blackson colaboram juntos. No início do ano passado, lançaram uma edição limitada de lenços com a impressão e estampagem das obras de Blackson em tecidos da designer.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.